Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Um cabo de 6mm² é sempre suficiente para um chuveiro de 7500W? Não necessariamente. Se houver fatores como alta temperatura ambiente ou agrupamento de cabos, será necessário usar um cabo de bitola maior, como 10mm².
A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm². Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes sobre fiação elétrica, pode escolher corretamente fios, cabos e bitolas para suas instalações.
Esses itens seguem um padrão que dita qual é a carga suportada por cada uma das espessuras disponíveis. Nesse caso, um fio de 6mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 36 Ampères (A). Os cabos elétricos são utilizados para instalações onde há uma carga elétrica maior, como prédios ou restaurantes.
Para chuveiros, é recomendável usar fios Cabo de cobre com isolamento térmico. O cobre é um excelente condutor de eletricidade e oferece menor resistência, o que é importante para suportar a alta corrente demandada pelos chuveiros.
As cores da fiação elétrica para a instalação do chuveiro são as seguintes: fio azul-claro é o neutro; fio verde ou verde e amarelo é o terra; fio vermelho, preto ou marrom é o fase. Importante: isole os fios com a fita isolante. Os chuveiros 220 V possuem dois fios fase (da mesma cor) e um fio terra (verde).
E quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Duchas elétricas de 5500w apresentam consumo de 23 a 36 KWh/mês, enquanto chuveiros de 7500w consomem de 31 a 45 KWh/mês, segundo os fabricantes. A pressão de água no seu imóvel e no ponto do chuveiro influencia a escolha de um aparelho ideal.
O que acontece se eu colocar um fio mais fino no chuveiro?
A queda de tensão gerada pelo condutor, pode influenciar no desempenho do chuveiro. O uso de componentes que não suportam a corrente do dispositivo, poderá aumentar o consumo de corrente, superaquecer os fios e colocar em risco a vida das pessoas. Cabos muito finos, também podem ser responsáveis pelo aquecimento.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
Como sabemos como o DR funciona, sabemos que se ele desarma, existe uma corrente de fuga pelo circuito. Logo, existe uma fuga de corrente no circuito do chuveiro. O DR para esses casos tem uma tolerância de 30mA de corrente elétrica, logo, só se passar disso ele irá atuar.
Uma das causas mais comuns do derretimento dos fios do chuveiro é uma conexão mal feita. Se a conexão entre o chuveiro e os fios da rede elétrica não for bem ajustada, haverá um aumento de resistência elétrica, o que causa aquecimento excessivo nos pontos de conexão.
Uma das formas de identificar a capacidade de uso de um fio é observando a espessura da bitola. São diferentes tamanhos em milímetros, que correspondem a uma capacidade de corrente máxima medida em Ampères. Um cabo 10mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 50 Ampères (A).
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
O modelo de cobre é o tipo de fio para chuveiro mais utilizado justamente por ter boa condução elétrica, sendo recomendado para instalação residencial.