Como é a verruga do HPV? As verrugas do HPV podem ter diversas formas, tamanhos e cores, variando do branco ao marrom ou rosado. Elas geralmente são macias e elevadas, com superfície rugosa ou em forma de couve-flor. Em alguns casos, as verrugas podem ser planas e finas, quase imperceptíveis ao toque.
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.
Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas. Muitas vezes são tão pequenas que não conseguimos enxergar como foi mostrado na foto acima, mas é possível senti-las com os dedos.
Podem ser únicas ou múltiplas, de tamanho variável, achatadas ou papulosas (elevadas e sólidas). Em geral, são assintomáticas, mas pode haver coceira no local. Essas verrugas, normalmente, são causadas por tipos de HPV não cancerígenos.
O principal sinal de infecção pelo HPV é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, normalmente como uma pequena mancha branca ou acastanhada. Também pode surgir coceira e irritação no local. Muitas vezes, no entanto, a lesão pode não ser visível a olho nu, aparecendo apenas em exames médicos.
Diferenças entre HPV e MOLUSCO CONTAGIOSO no pênis
Como são as pintas do HPV?
As verrugas do HPV no homem geralmente são pequenas e macias, podendo se agrupar em forma de couve-flor. Elas costumam aparecer no pênis, bolsa escrotal, ânus e região ao redor do ânus. Em alguns casos mais raros, podem surgir na uretra (canal urinário).
O principal sintoma de HPV no homem são as verrugas genitais com aparência semelhante ao de uma couve-flor. Além disso, caroços e feridas no pênis, bolsa escrotal, ânus, boca ou garganta também são lesões consideradas suspeitas e devem ser investigadas.
O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.
Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
Em geral, as verrugas são ásperas e da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e/ou escuras. Em alguns casos, uma verruga pode regredir espontaneamente (geralmente em crianças); em outros, pode durar anos e causar bastante incômodo. Existem diferentes tratamentos para essas lesões.
Podem ser saliências nodosas planas, lisas e aveludadas ou irregulares, muitas vezes com a textura de uma pequena couve-flor. As verrugas genitais não costumam causar sintomas, mas as verrugas ao redor do ânus geralmente coçam.
Não, na maioria dos casos o HPV é assintomático em ambos os sexos, mas podem aparecer sintomas como lesões em forma de verrugas na região genital feminina ou masculina. Além disso, as lesões podem se manifestar em áreas de conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
Outro tipo de tratamento adotado para tratar verrugas externas causadas pelo HPV é a crioterapia. Consiste em um processo realizado em um consultório especializado que aplica nitrogênio líquido na área da lesão, congelando-a. Com o tempo, ela desaparece.
Alguns tipos de HPV (Subtipos 6 e 11) provocam, principalmente, o surgimento de verrugas na região genital (pênis, escroto, região de pelos pubianos, vagina e ânus). Por isso, pode causar coceira ou dor também. As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).
O Que São Verrugas Genitais. As verrugas são definidas como tumorações benignas, ou seja, pequenos caroços carnudos, que podem estar presentes em diversas partes do corpo. Apesar de estarem fortemente associadas a quadros de HPV, as verrugas genitais podem derivar de papilomatose vestibular, fibroma mole e nevus.
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
O herpes genital causa bolhas ou ulcerações nos órgãos genitais ou ao seu redor e, muitas vezes com a primeira infecção, uma febre e sensação geral de mal-estar. O vírus infecta, por vezes, outras partes do corpo, incluindo a boca, o esôfago, os olhos e o cérebro.
A infecção pelo HPV na mulher geralmente não causa sintomas, mas quando presentes, é comum o aparecimento de verrugas na região da vulva, pequenos e grandes lábios, ânus ou colo do útero.
Com a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e fazendo o exame preventivo (de Papanicolaou ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursoras.
Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras. A parte de cima das verrugas pode ser macia ou ser enrugada, lembrando uma couve-flor. Podem surgir várias verrugas juntas ou somente separadas. Localização das verrugas – no homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus.
Mito. Não existe tratamento específico para eliminar a infecção viral e a pessoa infectada será sempre um vetor da doença. Em geral, a maioria das infecções por HPV são controladas pelo sistema imunológico do indivíduo e eliminadas naturalmente pelo organismo, mas algumas persistem podendo se tornar tumores malignos.
Quais são os sintomas da infecção pelo HPV ou da NIC (neoplasia intra-epitelial cervical)? A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.