A cultura polinésia é cercada de tradições e rituais, e está presente em vários povos que descendem dela, como os havaianos, taitianos (Tahiti) e maoris (nativos da Nova Zelândia). No Hawaii, em especial, existem muitas tradições que são praticadas e respeitadas até hoje.
Com o tempo, a cultura dos havaianos foi sendo assimilada pelos imigrantes e novos moradores do arquipélago. O tradicional colar de flores havaianas recebe o nome de lei. Uma das tradições havaianas é a hula, bastante conhecida em função dos filmes e séries que a retratam.
A religião havaiana é uma forma da mitologia polinésia que seguiam antigamente os habitantes das Ilhas Havái. Compõe-se de quatro deuses havaianos principais, que existiam antes da criação do mundo: Lono, Kū, Kane e Kanaloa.
O colar sempre simboliza um acontecimento e por isso é muito importante nessas culturas. Legal, né? E tem mais: as mulheres que são responsáveis por confeccionarem os colares e dar pra família! Outro detalhe é que quando os turistas chegam nessas ilhas, eles ganham um colar especial de boas-vindas!
Tanto o inglês como o havaiano são reconhecidos como línguas oficias, fazendo do Havaí o único estado dos EUA a ser “bilíngue”. O alfabeto havaiano tem apenas 13 letras e todas as sílabas e palavras acabam com uma das cinco vogais. As consoantes usadas por eles são: H,K,L,M,N,P,W.
Aloha: quase extinta pelos Estados Unidos, cultura havaiana resiste
Como se diz olá no Havaí?
Já mencionamos que “aloha” é uma palavra usada para cumprimentar alguém e também para dizer adeus. No entanto, a cultura aloha é mais do que apenas dizer olá.
A experiência havaiana começa e termina com "aloha", palavra que assinala amor, afeto e misericórdia. "Aloha" tornou-se uma saudação, usada para dizer "oi" e "tchau". "Alo" quer dizer "presença", e "ha" significa "respiração" - a presença da respiração.
Mas, dentre os inúmeros deuses da cultura havaiana, há quatro principais: Ku, Kane, Lono e Kanaloa. Mas, existem outros deuses de menor importância como 'kupua', sendo que cada um tem características diferentes. Além dos deuses da cultura polinésia, existem guardiões familiares (aumakua).
Kāne detém um lugar privilegiado no panteão havaiano, sendo reverenciado como o deus havaiano da luz e da vida. Ele se destaca como a divindade suprema da criação, o respeitado pai dos céus e o construtor do mundo natural.
É nossa missão olhar com cuidado redobrado para cada um dos nossos produtos, do começo ao fim: como eles são feitos, o que podemos transformar através do seu uso e o que podemos agregar de valor quando seu ciclo de vida se encerra.
A dança havaiana, conhecida como hula, é uma tradição passada de geração a geração, que remonta ao Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repertório rico em movimentos, repleto de significados e variações.
Uma festa havaiana sempre nos remete ao clima de praia, por isso invista bastante nos detalhes e espalhe objetos como pranchas de surf, almofadas decorativas, pé de pato, bambus, vasinhos e arranjos de frutas com ênfase no abacaxi, fruta típica do Havaí.
Maui é o talentoso, valente, semideus sobrenatural da mitologia, tradição e folclore da Polinésia, responsável pela pesca da Ilha Norte de Aotearoa, nome da Nova Zelândia no idioma Māori.
Os Hawaianos surgiram em 2003, na zona oeste do Rio de Janeiro. Eles ficaram conhecidos nacionalmente em 2006, após aparecerem no extinto programa Central da Periferia, comandado por Regina Casé, na Globo.
O que é um Casamento Havaiano. Inspirado nas tradições do Havaí, o casamento havaiano é regado por flores, bebidas e comidas tropicais, danças típicas e contato com a natureza. Com clima tipicamente praiano, o casamento havaiano tem temática divertida e cria interação do casal com seus convidados de forma descontraída.
Uma das palavras havaianas mais reconhecíveis e icônicas dessa língua é “mahalo”. Em sua tradução mais simples, “mahalo” significa “obrigado”, mas, como muitas palavras em havaiano, sua essência vai muito além dessa única palavra em havaiano em português.
“Aloha é a essência do ser: amor, paz, compaixão e uma compreensão mútua de respeito. Aloha significa viver em harmonia com as pessoas e a terra ao seu redor com misericórdia, simpatia, graça e bondade.