Escala 1:125 (lê-se um para cento e vinte e cinco): A cada marcação (corresponde a 0,8 centímetro) da graduação no escalímetro representa no desenho a medida real de um metro. Duas marcações e meia (correspondem a 2 centímetros) da graduação no escalímetro representam no desenho a medida real de 2,5 metros.
A escala de redução é indicada assim: 1: 20 Lê-se: escala 1 para 20. Isso significa que dizer que, as dimensões do desenho estão vinte vezes menores do que as do objeto.
Essa escala proporciona uma boa redução no desenho, permitindo uma maior visualização dos detalhes, mas ficando o projeto desenhado muito grande, causando a utilização de papel em tamanho extenso, daí sua pouca utilização.
02_ Uso de escalimetro e trena em projetos: escala 1:25
Como é a escala 1 por 50?
I Por exemplo, se dizemos que um desenho está na escala 1/50 significa que cada dimensão representada no desenho será 50 vezes maior na realidade, ou seja, cada 1 (um) centímetro que medirmos no papel corresponderá a 50 (cinquenta) centímetros na realidade.
Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.
Escalas entre 1:150 e 1:100 podem servir, assim como as anteriormente mencionadas, a primeiras versões de projetos menores, como residências e comércios, dentre outros programas.
1,25 (sua leitura é um inteiro e vinte e cinco centésimos), retirando a vírgula fica 125 no numerador, o denominador fica 100, pois as casas decimais estão em centésimos. Se dividirmos o numerador de cada fração acima pelo denominador correspondente, chegaremos ao valor decimal correspondente a ele.
Cada milimetro equivale à 75mm ou cada centímetro equivale à 7,5mts. Desta forma se você pegar os 1Cm equivalendo 7,5mm em 1x75 se você multiplicar por 10 o mesmo centímetro valerá 75mts numa escala de 1x750.
No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente. A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D).
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
Por exemplo, se a escala fosse de 1/5.000 e a distância real fosse de 1.000 metros. Encontraríamos o valor de 0,20 metros. Transformando para centímetros encontraríamos o valor de 20 centímetros. Ou seja, na escala de 1/5.000, 1000 metros no mundo real correspondem a 20 centímetros no mapa.
A escala 5x2 é aquela que todo mundo conhece e a mais adotada no mercado de trabalho. Nesse modelo, o colaborador geralmente trabalha nos cinco dias úteis da semana para a empresa que o contratou em formato CLT e descansa aos finais de semana (dois dias).
Os mapas de pequena escala são aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes áreas, como todos os continentes, por exemplo. Por outro lado, os mapas de grande escala são aqueles que apresentam grande pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi pouco reduzida.
A escala 1:24 é uma medida utilizada para representar a proporção entre o tamanho real de um objeto e sua representação em miniatura. Neste caso, a escala 1:24 significa que cada unidade de medida na miniatura representa 24 unidades de medida no objeto real.
Vejamos um exemplo: uma escala de 1/60 significa que o objeto foi reduzido 60 x em relação ao seu tamanho original. Então o objeto real é 60 x maior do que o objeto reduzido.
I Escala 1:50 - É a escala mais indicada e usada para desenhos de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetônicos; I Escala 1:75 – É utilizada apenas em desenhos de apresentação que não necessitem ir para a obra. I Escala 1:100 - Opção para plantas, cortes e fachadas quando é inviável o uso de 1:50.
A fórmula pra usar o escalímetro é a E = D/d, onde E significa a escala, D é a dimensão real e d é a dimensão da miniatura. Agora, imagina que você quer desenhar um objeto de 50 metros numa escala de 1:100. Então, colocando na fórmula, fica 1/100 = 50/d, 0,01 = 50/d, 0,01 × 50 = d e d = 0,5.
Neste caso, 20 metros seriam equivalentes a 2000 centímetros. Em seguida, divida esse valor pelo denominador da escala (100). O resultado será o tamanho da representação em centímetros, que seria 20 centímetros.