Milhares de vidas perdidas, mas nenhum corpo encontrado no Titanic. Passados quase 112 anos de um dos maiores naufrágios da história, um mistério que ainda intriga muita gente é o fato de não existir qualquer resto humano no icônico navio — mas segundo os cientistas, tem alguns motivos.
Durante as expedições, "não vi nenhum resto mortal humano", afirma Cameron para o jornal The New York Times. "Vimos roupas. E vimos pares de sapatos, o que sugere fortemente que houve um corpo ali, em algum momento. Mas nunca encontramos nenhum vestígio humano", acrescenta.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Fora estes, 1.160 corpos nunca foram encontrados, e outros 340 na superfície, utilizando coletes salva-vidas, mas que não sobreviveram. 705 sobreviventes foram resgatados.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Confinado à uma cadeira de rodas, ele tinha dificuldades de locomoção. Na manhã de 14 de outubro de 1937, Ismay caiu da cama em sua casa em Londres, após sofrer um AVC que o deixou inconciente, cego e mudo. Ismay morreu três dias depois, em 17 de outubro de 1937, aos 74 anos.
Ela faleceu pouco tempo depois de seu lançamento, em 1998. Apesar de muitas semelhanças, há muitas diferenças na história contada no filme, com a inspiração real.
Foram mais de 1.500 mortes — cerca de 70% das pessoas a bordo — após o Titanic atingir um iceberg no Atlântico Norte. Agora a cerca de 4 mil metros no fundo do Atlântico, os corpos teriam se decomposto ou sido comidos pela vida marinha nesta profundidade.
O passeio para ver os destroços do Titanic custa US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por pessoa. A embarcação tem capacidade para até cinco pessoas, sendo normalmente um piloto e quatro turistas. No entanto, ainda não se sabe quantos passageiros estavam no veículo que desapareceu nesta segunda-feira.
Ao todo, houve apenas cerca de 705 sobreviventes. O local preciso do afundamento foi nas coordenadas geográficas de 41°43′57″N de latitude e 49°56′49″W de longitude, a cerca de 840 km da ilha de Terra Nova, no Canadá, o ponto mais próximo.
O que acontece com o corpo humano na profundidade do Titanic?
A partir de 30 metros de profundidade, há a necessidade de um suporte respiratório específico que mistura oxigênio diluído em gás hélio. Quando ele não funciona adequadamente, o aumento do nitrogênio provoca sintomas semelhantes à intoxicação por álcool, como problemas no raciocínio, desorientação, e até mesmo euforia.
Um dos principais aspectos do interior do RMS Titanic era o luxo, e o espaço contava com uma decoração muito rica em ornamentos. O navio era composto por 840 cabines, sendo 416 na primeira classe, 162 na segunda classe e 262 na terceira classe.
A viagem inaugural do Titanic começou pouco depois das 10 horas da manhã de 10 de abril de 1912 quando deixou Southampton na primeira etapa de sua jornada até Nova Iorque. Poucas horas depois, chegou em Cherbourg no norte da França, uma jornada de 80 milhas náuticas (148 km ou 92 milhas), onde embarcou passageiros.
Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar. Por razões desconhecidas, não houve registro da existência de Jack a bordo do Titanic, devido ele não ter comprado legalmente suas passagens e não ter feito o check-up ao embarcar.
Mais de 100 anos depois de o Titanic ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912, o testemunho do sobrevivente Frank Prentice continua sendo um relato poderoso e angustiante do terror absoluto sentido por quem estava a bordo. Frank Prentice tinha 23 anos quando sobreviveu ao naufrágio do Titanic.
Pai: William Backhouse Astor, Jr. Astor embarcou na viagem inaugural do navio transatlântico RMS Titanic, da White Star Line, onde era o indivíduo mais rico entre os passageiros. Quando o navio naufragou, a sua mulher grávida e a sua enfermeira salvaram-se devido à gravidez.
Ao todo, 1,5 mil pessoas morreram. A missão para salvar os 705 sobreviventes durou até às 8h30 do dia 15, quando eles foram levados de volta à terra firme por meio de botes salva-vidas.
Qual é a temperatura da água quando o Titanic afundou?
Na época da destruição do Titanic, a temperatura da água era de aproximadamente -2° Celsius, portanto, aqueles que se jogaram ao mar com coletes salva-vidas podem ter sofrido hipotermia ou ataque cardíaco, de acordo com a empresa responsável pelo salvamento dos destroços da embarcação.
O Titanic real teria vivido por mais 25 anos como o irmão gêmeo. O culpado mais inusitado pela tragédia, segundo outra versão do acidente, teria sido uma múmia amaldiçoada. Passada de dono a dono, ela traria má sorte para a quem estivesse com ela. Um jornalista trouxe o “item” escondido no navio e deu no que deu.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.