Como é a fisioterapia para hérnia de disco na cervical?
A fisioterapia é excelente para o tratamento da hérnia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e fortalecimento, equipamentos eletrônicos, uso de compressa quente. Outras técnicas que podem ser úteis são o Pilates, hidroterapia, RPG e a tração na coluna, por exemplo.
Com as mãos na nuca, o paciente realiza uma extensão de cabeça, resistindo ao movimento com as mãos. É possível variar a posição do exercício fazendo movimentos de flexão, extensão, rotação e inclinação. A resistência, aplicada de forma isométrica, aumenta a resistência muscular cervical.
Qual melhor tratamento para hérnia de disco na cervical?
A melhor abordagem de tratamento para hérnia de disco cervical a longo prazo é o método conservador e não cirúrgico, uma vez que estudos comprovaram que apenas cerca de 5% dos casos necessitam de intervenção cirúrgica.
Exercícios Para Aliviar Dores Por Hérnia de Disco Cervical
O que piora a hérnia de disco cervical?
Obesidade parece estar relacionada com uma maior taxa de deterioração dos discos cervicais além dos lombares. Ocupações profissionais que requeiram excesso de movimentação cervical ou que causem excesso de carga sobre os discos e facetas também podem apresentar relação com maior índice de problemas discais7.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco cervical?
A posição de flexão, ou seja, curvar-se para a frente, também pode ser uma posição desconfortável para quem tem hérnia de disco. Ao se inclinar para pegar algo do chão ou ao amarrar os sapatos, por exemplo, a pressão no disco herniado pode aumentar, agravando a dor.
Após a análise muscular feita pelo fisioterapeuta, a cinesioterapia costuma ser a técnica central de tratamento para as dores na região cervical, principalmente as que são provocadas por disfunções musculoesqueléticas.
Em decúbito dorsal sobre uma superfície firme, eleve sua cabeça retirando-a totalmente do contato com a superfície e trazendo o queixo em direção ao tórax, e segure por cinco segundos antes de retornar à posição inicial. Repita essa elevação por 8-10 vezes, duas vezes por dia.
Qual o melhor exercício físico para coluna cervical?
Para a coluna cervical, mobilidades ou alongamentos com flexão, extensão e rotação da cabeça são bastante indicados. Extensão e flexão: ajuda a alongar a musculatura da parte da frente e de trás do pescoço.
Cerca de 90% das hérnias de disco cervicais podem melhorar com o tratamento conservador, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e repouso, sem necessidade de cirurgia. A dor costuma passar dentro de três a quatro semanas.
Quem tem hérnia de disco na cervical e na lombar pode fazer academia?
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
Quantas sessões de fisioterapia para hérnia de disco?
As sessões podem ser realizadas diariamente com folga aos fins de semana, quando a pessoa estiver sentindo muita dor, mas pode ser realizada apenas 1 ou 2 vezes por semana quando a dor surgir somente em determinadas situações como ao abaixar ou levantar algum peso do chão, por exemplo.
Quanto tempo dura uma crise de hérnia de disco cervical?
A duração de uma crise de hérnia de disco geralmente varia de duas a seis semanas, podendo se estender até três meses, dependendo da gravidade e do tratamento.
O que é bom para hérnia de disco na coluna cervical?
A grande maioria dos tratamentos são conservadores, com o uso de medicamentos analgésicos e anti inflamatórios, combinado com repouso. É importante destacar que a dor tende a diminuir naturalmente dentro de três a quatro semanas, com uma boa chance de que o disco deslocado diminua de tamanho espontaneamente.
A fisioterapia é um dos tratamentos mais comuns para dor cervical crônica. A maioria dos programas de Fisioterapia para Dor Cervical envolve a aplicação de tratamentos para reduzir a dor e/ou rigidez suficiente para iniciar um programa de exercícios de fortalecimento e alongamento do pescoço.
As compressas frias são mais eficazes nas primeiras 72 horas para reduzir o inchaço, enquanto as compressas quentes podem ajudar a relaxar os músculos tensos após esse período.
Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.
Mantenha os joelhos unidos e as mãos neles. Leve a orelha direita até o ombro direito o máximo que for possível, sem provocar dor e de forma lenta. Não levante os ombros para ajudar e mantenha a pressão por alguns segundos até voltar à posição inicial e fazer o mesmo movimento do outro lado do ombro.
Sente-se ou fique de pé com a coluna reta. Lentamente, vire a cabeça para a direita até sentir um alongamento suave no pescoço. Mantenha por 15-30 segundos e retorne à posição inicial. Repita o movimento do outro lado.
Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
O que fazer para melhorar hérnia de disco entre C5 e C6?
O uso de remédios é a primeira opção entre os tratamentos para hérnia de disco cervical. Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina).