Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.
No plano, o triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três segmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°.
Dados três segmentos de reta, nem sempre eles podem formar um triângulo. Para que os três segmentos formem um triângulo, existe o que conhecemos como condição de existência, que é a seguinte: a soma de dois lados é sempre menor que o terceiro lado.
Só irá existir um triângulo se, somente se, os seus lados obedeceram à seguinte regra: um de seus lados deve ser maior que o valor absoluto (módulo) da diferença dos outros dois lados e menor que a soma dos outros dois lados.
TRIÂNGULOS | COMO CONSTRUIR TRIÂNGULOS? | GEOMETRIA PLANA #03
Quais são as formas triangulares?
Existem duas maneiras de classificar triângulos.
Uma delas leva em consideração os ângulos e, nesse caso, um triângulo pode ser acutângulo, quando possui todos os seus ângulos internos agudos; retângulo, quando um dos seus ângulos internos é reto; ou obtusângulo, quando um de seus ângulos internos é obtuso.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes.
1 – A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180°. 2 – A soma dos ângulos externos de qualquer triângulo é sempre igual a 360°. 3 – A soma das medidas de dois lados de um triângulo é sempre maior que a medida do terceiro lado.
Como posso verificar se três pontos formam um triângulo?
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
O baricentro é o centro de gravidade do triângulo e é representado pela letra G. Ele está localizado no encontro das medianas do triângulo. A mediana de um triângulo é um segmento que parte de um vértice e vai até o ponto médio do lado oposto a esse vértice.
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².
É possível construir um triângulo com dois ângulos retos?
(III) Sabemos que a soma dos três ângulos internos de um triângulo é sempre 180º. Logo, não é possível que um triângulo possua dois ângulos retos, pois a soma destes dois ângulos já será 180º (90º + 90º = 180º) e com a medida do terceiro ângulo este valor seria ultrapassado.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.