O sangramento começa logo após o parto e pode durar várias semanas. Inicialmente, é mais intenso e se assemelha a uma menstruação abundante, mas aos poucos vai diminuindo em quantidade e coloração, passando a ser mais claro e menos intenso.
A menstruação após o parto é irregular. Os níveis das hormonas estrogénio e progesterona diminuem de forma brusca nas horas seguintes ao parto. Esta diminuição pode desencadear uma depressão, da mesma forma que alterações hormonais a uma escala muito menor, por vezes, causam mudanças de humor pré-menstruais.
Como é a primeira menstruação depois do resguardo?
Logo nos primeiros dias após o parto, a mulher tem um sangramento, que acontece porque o útero está eliminando o material que o revestia durante a gestação e voltando ao seu tamanho normal. Também chamado de lóquio, esse sangramento pode durar de 3 a 6 semanas, mas ainda não é a menstruação.
A amamentação interrompe a mudança cíclica que se dá entre o útero e os ovários. Por outras palavras, a menstruação não deve ocorrer durante o período em que está a amamentar. Mesmo que não estivesse a amamentar, o tempo entre o parto e o primeiro período seria de cerca de 40 dias.
MENSTRUAÇÃO PÓS PARTO: EM QUANTO TEMPO ELA VOLTA? | MACETES DE MÃE
Quantos dias dura a primeira menstruação após o parto normal?
Algumas mulheres relatam que ela foi mais longa do que o normal. Outras, que durou apenas dois dias e a duração aumentou depois de alguns meses do primeiro sangramento. "Depende dos hábitos de vida dessa mulher, se ela está amamentando ou usando algum método contraceptivo hormonal ou não", conta a Dra.
É normal que o ciclo menstrual fique irregular em alguns períodos, como no pós-parto, durante a amamentação, nos primeiros anos da menstruação e nos que precedem a menopausa. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante estas fases.
Estou amamentando e minha menstruação desceu marrom.?
Uma outra situação em que a menstruação escura é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período.
No entanto, se a amamentação for mista, ou seja, se a mulher amamentar e der a mamadeira, a menstruação pode descer porque a estimulação do bebê na produção de leite deixa de ser regular, alterando o pico de prolactina.
“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.
Quanto tempo os órgãos voltam ao normal depois do parto?
Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.
Assim, a menstruação pós-parto demora alguns meses para voltar e se regularizar. É possível, inclusive, que ela fique desregulada por um tempo. Por conta disso tudo, os primeiros ciclos pós-parto podem ser diferentes do que você está habituada.
Após o parto normal sua vulva/vagina pode ficar inchada por uns dias, e se foi necessário pontos no períneo podem incomodar muito. Após a cesárea, o corte da cirurgia dói, você pode ter dificuldade para levantar por alguns dias, sua barriga vai ficar inchada e você vai precisar de ajuda nas primeiras semanas.
Isso faz com que a menstruação possa demorar 40 ou mais dias para voltar. Três anos após a menarca, cerca de 95% das mulheres já se encontram com o ciclo menstrual mais ou menos regularizado. Porém, variações ainda podem ocorrer até 5 ou 7 anos após o início da menstruação.
Quantos dias fica menstruada depois do parto cesárea?
A menstruação costuma durar cerca de 5 dias, já o lóquio se prolonga por até seis semanas. Quanto ao retorno da menstruação, ele só acontecerá depois de algumas semanas ou meses após o parto. Isso vai depender de alguns fatores, como a amamentação.
- Atenção ao sangramento: o sangramento no pós-parto é normal e ocorrerá até o útero voltar ao tamanho original. Sua duração pode ser de até 40 dias e varia de mulher para mulher. A volta da menstruação dependerá do período e da frequência da amamentação.
Sim, existe uma chance de engravidar durante a amamentação, embora seja menor em comparação com mulheres que não estão amamentando. O método contraceptivo mais comum durante a amamentação é a amamentação em livre demanda, que pode suprimir temporariamente a ovulação em algumas mulheres.
1. Amamentação. Dificuldades na amamentação (como o ajuste da pegada da boca do bebê, por exemplo) podem fazer com que os mamilos da mãe apresentem rachaduras e fiquem doloridos. Com isso, pequenos cortes na região podem gerar sangramentos.
É normal o ciclo menstrual ficar irregular durante a amamentação?
A gravidez, o parto e a amamentação podem causar flutuações hormonais significativas no corpo, que impactam diretamente nos ciclos, podendo levar a uma menstruação desregulada. Após uma cesária, é super esperado que o seu ciclo menstrual passe por variações durante algum período.
A cor do leite passa a ser esbranquiçada e sai em maior quantidade. “Conforme o seio vai esvaziando, o leite começa a ficar mais branco, porque tem cálcio, fósforo e gorduras. Portanto, ele vai ficando mais espesso e leitoso”, explica a pediatra Marisa Aprile, especialista em amamentação, em entrevista à Revista Bebê.
Em outras palavras, não existe um intervalo de tempo para que a mama volte a encher de leite. “Nenhuma mama vai ter a capacidade de armazenar todo o volume que o bebê precisa naquela mamada”, explica. Por isso, enquanto o bebê mama, o corpo produz mais leite ao mesmo tempo.
No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas. Este é o período seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem o bebê.