Possui 30 questões de múltipla escolha, com 04 alternativas, sendo apenas uma correta; Tempo de realização do Exame Simulado é de 50 minutos; Podem ser puladas questões, devendo ser respondidas ao final.
Para a prova de Reciclagem para Condutor Infrator, deverão ser estudadas as seguinte matérias: Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Legislação e Relacionamento Interpessoal.
Para o curso de reciclagem da CNH são 30 horas de aula, somadas a uma prova final de 30 questões de múltipla escolha. Não é necessário realizar provas práticas de direção nem fazer exames médicos, basta que o motorista acerte pelo menos 70% das questões, ou seja, 21 acertos.
O curso de reciclagem tem duração menor do que o curso de formação para condutores, ou curso teórico de habilitação, como é mais conhecido. A reciclagem possui 30 horas/aula, enquanto o curso teórico possui 45 horas/aula.
O que acontece se não passar na prova de reciclagem?
No caso de reprovação no exame, o condutor poderá refazer a avaliação depois de 5 dias. Nesse caso, o motorista terá que pagar uma nova taxa. Nas situações em que não passar pelo exame pela segunda vez, o condutor terá que assistir novamente às aulas.
Sendo assim, o curso será ofertado pelos CFCs, sendo obrigatória a aprovação em prova teórica de no mínimo 30 questões, não sendo aprovado aquele examinando que não atingir nota mínima de 70%. Quem reprovar uma vez nesta prova, pode realizá-la novamente.
Passando por 30 horas de aula, o motorista faz uma prova elaborada pelo DETRAN e precisa acertar pelo menos 70% das questões. Caso reprove uma vez, o condutor pode tentar novamente. A partir da segunda reprovação, porém, é necessário refazer todo o curso.
Quais são as perguntas que cai na prova da reciclagem?
São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das perguntas (ou seja, 21).
COMO FUNCIONA O CURSO DE RECICLAGEM? A carga horária é de 30h/aulas. Após inscrição e comprovação do pagamento, você receberá um login e senha para que possa ter acesso ao conteúdo de qualquer lugar via internet. O curso deverá ser concluído em no mínimo 03 dias e, no máximo em 30, de acordo com sua disponibilidade.
Independente do motivo da instauração do processo, todos os condutores têm direito de defesa, e a única forma de não precisar realizar o curso de reciclagem é recorrendo. Portanto, se você foi notificado sobre a suspensão da sua CNH procurei imediatamente um advogado especialista para te orientar.
a) 20 pontos, caso constem 2 (duas) ou mais infrações gravíssimas na pontuação; b) 30 pontos, caso conste 1 (uma) infração gravíssima na pontuação; c) 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação. E ainda fixou regra diferenciada ao condutor que exerce atividade remunerada ao veículo.
Quanto tempo demora o processo de reciclagem da CNH?
Após o cumprimento do prazo de suspensão e conclusão do curso de reciclagem, o motorista terá sua CNH desbloqueada automaticamente em até 72 horas. CNH dentro do prazo de validade: volte a dirigir, após o desbloqueio automático da sua CNH.
Se for do interesse do motorista que exerce atividade remunerada com o veículo, com o intuito de evitar a abertura de processo de suspensão do direito de dirigir, ele poderá solicitar autorização para participação em curso preventivo de reciclagem quando atingir 30 pontos na sua habilitação, no período de 12 meses.
O processo de reciclagem começa pela separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por um bom gerenciamento da limpeza urbana e terminando nas usinas de reciclagem, onde o material reaproveitável será transformado em nova matéria-prima. Além de preservar o meio ambiente, gera renda.
Quem perde 7 pontos na carteira tem que fazer reciclagem?
Na prática, se é infração gravíssima, são 7 pontos na CNH; o valor da multa, multiplicada por três, é de R$ 880,41. Mas a principal penalidade é a suspensão do direito de dirigir: de dois a oito meses e, ainda, exige-se do motorista passar pelo curso de reciclagem.
Quanto tempo a CNH fica suspensa por excesso de pontos?
Entre outros casos, o motorista terá a CNH suspensa sempre que atingir a contagem de pontos prevista no CTB (veja detalhes aqui), no período de 12 meses (suspensão por pontuação). A data do cometimento da infração deverá ser considerada para estabelecer o período de 12 meses.