Tais avanços são confirmados pelas Nações Unidas, através do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): em 1980, a China obteve 0,407 pontos, bem abaixo da média mundial (0,561); em 2021, alcançou 0,768 pontos, acima da média mundial (0,737), ficando em 79º lugar no ranking – ultrapassando inclusive o Brasil (84º).
No geral, acredito que a pessoa média viva com melhores condições que no Brasil”, comenta Lombello. Além disso, desde 2020, a China tem uma taxa de 0% de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, apesar das desigualdades sociais terem se intensificado nas últimas décadas.
Os chineses valorizam exercícios físicos para a mente e o corpo. Assim, é comum ver nas praças, pessoas fazendo exercícios coletivos como dança, Tai chi chuan e outros clássicos da cultura chinesa. Também há espaços para esportes em quadras, academias e, claro, salões de ping-pong, o esporte favorito dos chineses.
O conceito de extrema pobreza na China são aqueles que sobrevivem com menos de 2,30 dólares por dia e não têm acesso à saúde e educação. A população chinesa em situação de extrema pobreza era de quase 90% em 1978. Essa porcentagem foi diminuindo para algo entre 1 e 2% em 2018, sendo zerada em 2020.
Hoje, a China tem o sistema de seguridade social com a maior cobertura do mundo. A expectativa de vida aumentou de 35 para 77 anos e mais de 800 milhões de pessoas saíram da pobreza. Diante dos desafios impostos pela pandemia, o governo tem como tarefas prioritárias assegurar o emprego e a subsistência básica.
A China é bom de morar, cara, é muito bom, principalmente por conta da segurança. No meu caso, né, que eu trabalho com fábrica e tal. A China é a fábrica do mundo, então tem muita, muito trampo pra mim lá. Paga muito bem pra estrangeiro.
A China possui a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e tem alcançado cada vez mais altos índices de desenvolvimento, mantendo relações comerciais com diversos países, em várias regiões.
País enfrenta fraqueza nos gastos do consumidor, mercado imobiliário em crise, exportações em queda, desemprego recorde e governos locais atolados em dívidas. Este era para ser o ano em que a economia da China, liberada da rígida política de covid-zero, voltaria com tudo para ajudar a impulsionar o crescimento mundial.
Quanto é o custo de vida na China? O custo de vida na China varia muito, já que o país é muito grande. Entretanto, é possível estimar um custo entre 550 USD e 850 USD ao mês.
O sistema de horas de trabalho 966 é um horário de trabalho praticado por algumas empresas na República Popular da China. Seu nome deriva da exigência de que os funcionários trabalhem das 9h às 21h, 6 dias por semana, ou seja, 72 horas por semana.
Atualmente, o país possui uma expectativa de vida de 73,47 anos (71,61 anos para os homens e 75,52 anos para as mulheres). O governo chinês aponta que 90% da população é alfabetizada e que a taxa de mortalidade infantil é de 22 óbitos a cada mil crianças nascidas.
A China proporcionou o acesso a alimentos e roupas a 1,3 bilhão de pessoas, tirou 700 milhões da pobreza e, assim, reduziu 70% da pobreza mundial. Estes fatores indicam que a China alcançou suas metas de desenvolvimento do milênio, melhorando, portanto, a qualidade de vida de grande parcela da população mundial.
Expectativa de vida dos chineses aumentou. A expectativa média de vida dos chineses aumentou de 40 anos, em 1961, para 78 anos, em 2021. As condições de vida estão constantemente melhorando.
Os integrantes desta classe conseguem notar as contradições do seu regime político. Saúdam os ganhos materiais e, ao mesmo tempo, tecem críticas tenazes contra as permanências autoritárias do Estado. Vivendo de forma muito recente, essas mudanças não mobilizam grandes movimentos de oposição ao governo.
O país vive um cenário de redução no número de trabalhadores e consumidores, enquanto os custos do governo com cuidados com idosos e aposentadorias aumentam. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população da China deve sofrer uma redução de até 109 milhões de habitantes até 2050.
A China tinha cerca de 800 milhões de pessoas em extrema pobreza em 1978. Ao longo dos anos de política socialista, o país reduziu para 82 milhões o número de pessoas na miséria, em 2013, e para 6 milhões em 2019. Chegando à erradicação da pobreza extrema, no final de 2020.
Pequim é o maior emissor de gases com efeito estufa do mundo; a maior fonte de detritos marinhos; o pior perpetrador de pesca ilegal, não reportada e não regulamentada (INN); e o maior consumidor do tráfico de vida selvagem e produtos de madeira.
Mas o que acontece quando a China não está bem? A segunda maior economia do mundo, onde vivem mais de 1,4 bilhão de pessoas, enfrenta uma série de problemas —incluindo um crescimento lento, uma alta taxa de desemprego entre jovens e um mercado imobiliário em desordem.
A China tem leis trabalhistas? Sim. As leis trabalhistas na China são rigorosas e definidas pelos governos nacional, provincial e municipal. Elas têm como pilar a Lei dos Contratos de Trabalho (2008) e a Lei do Trabalho (1995).
O jornal South China Morning Post informou que o preço médio de uma casa nova na China aumentou 4,1% em termos anuais, para 10.588 yuans (US$ 1.533) por metro quadrado nos primeiros dois meses de 2023, o primeiro aumento em 11 meses.
A Política do Filho único previa que casais de áreas urbanas e rurais só poderiam ter um filho. A partir de 1985, casais de áreas rurais foram permitidos a ter um segundo filho. Em 2015, porém, a regra foi revogada e o governo passou a permitir que todas as famílias, independente da região, tenham duas crianças.
O sistema 996 é composto por uma jornada de trabalho das 9h às 21h, 6 dias por semana. O “996” é a sigla que abrevia 9h da manhã, 9h da noite e 6 dias da semana. No total, a carga horária de trabalho do sistema 996 é de 72 horas semanais ou 12 horas diárias.
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.