Segundo CANIZARES (1971) o sistema radicular do abacateiro é volumoso, e, é formado em concordância com a sua parte aérea, isto, será tão ampla, quanto for a parte aé- rea.
De acordo com Silva, o clima no Brasil é favorável para o plantio – para ter um abacateiro em casa, porém, é necessário de espaço. “É uma planta de porte alto, a altura chega a oito metros em média, mas pode ser conduzido com podas mantendo o porte em torno de 3,5 m de altura.
A raiz primária é longa e de coloração branca e as raízes secundárias são curtas e filiformes. Os cotilédones são maciços e de coloração rosada. Foi possível observar a presença de múltiplos caulículos na semente de abacate, originados do colo.
Qual a distância ideal para plantar pé de abacate?
O espaçamento mais empregado é de 10 x 10m. As covas devem ter 60 x 60 x 40cm. Além disso, recomendamos que separe de um lado a terra da primeira camada de 15cm para misturar com adubo e de outro a do subsolo, que deverá ser colocada em volta da muda na hora do plantio.
Características: o abacateiro, cujo fruto é o abacate, é uma árvore perenifólia, de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5mm a 10mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado.
Quanto tempo demora para um pé de abacate ficar grande?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pelo abacateiro, seguido pelo potássio. Sendo armazenado na matéria orgânica, muito sujeita a oxidação nos solos tropicais e subtropicais, o nitrogênio deve ser reposto com adubações, independentemente da fertilidade original do solo.
Como fazer para o pé de abacate crescer mais rápido?
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
Você vai perceber galhos laterais mais longos apontando para fora do caule central quando o pé de abacate tiver crescido mais um pouco. Apare as pontas quando os galhos alcançarem 15-20 cm de comprimento. Podar estes galhos vai evitar o crescimento externo e ajudar sua planta a manter um tamanho adequado para o vaso.
Dependendo da variedade cultivada, um pomar entre oito a dez anos pode apresentar uma produção de 200 a 600 kg por planta ao ano. Entretanto, para que o pomar atinja a produtividade esperada e traga retornos financeiros, é ideal que os manejos realizados sejam executados corretamente e periodicamente.
Como saber se o pé de abacate e produtivo ou não se é macho ou fêmea?
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
Para começar a plantar abacate, o clima ideal é o tropical ou o tropical-úmido. Porém, desde que você não more em um lugar em que as geadas são frequentes, é possível ter a sua plantinha em casa sem problemas.
O abacateiro Breda é uma árvore de pequeno porte, cuja característica interessante é a possibilidade de ser cultivada e produzir frutas em vasos grandes,seu fruto é pequeno e pesa em torno de 200g, possui maior teor de açúcar do que os outros abacates, sendo ideal para o preparo de guacamole, prato típico mexicano.
CUIDADOS realize podas de limpeza da copa para aumentar o arejamento e evite irrigação em excesso. A irrigação é importante especialmente em períodos de elevadas temperaturas. Deve-se irrigar uma vez por semana.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Não é necessário enterrar totalmente a semente. Basta colocá-la levemente na terra, completar com substrato e finalizar com água. Se a semente for de boa qualidade, a germinação acontece rapidamente. O solo ideal é aquele permeável, profundo e adubado.
A poda do Abacateiro começa no segundo ano da árvore. Em áreas com invernos frios e geadas, a melhor época para podar Abacateiro é na primavera, após a frutificação. Se você podar no outono ou muito cedo no inverno, o delicado novo crescimento não terá tempo de endurecer o suficiente para resistir aos frios.
Cada cova deve receber de 15 a 20 litros de esterco curral ou 4,0 litros de esterco de galinha curtido e 250 gramas de P2O5. Ainda, devem ser aplicados em cada cova 20 gramas de nitrogênio aos 30, 90 e 150 dias após o pegamento das mudas.
É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.
A planta tem preferência por solos profundos, bem drenados, pois suas raízes podem chegar a até 6,0 m de profundidade, e concentra-se a maior parte (80%) na camada de 0 a 100 cm.
A floração no abacateiro varia consoante a variedade e as condições climáticas. No género Hass, prolonga-se durante várias semanas e decorre entre março e meados de maio.