Tosse com “som de ganso” Trata de um sintoma da estenose de traqueia, condição comum em cães de pequeno porte. É quando a traqueia fica obstruída e pode levar a complicações à respiração do peludo. Necessita de suporte médico também!
O que fazer quando o cachorro tosse com som de ganso?
Cachorro com tosse de ganso
A traquéia pode ser obstruída pela ingestão de algum alimento/objeto ou ainda, devido a uma alteração em sua estrutura levando ao colabamento, conhecido como “colapso de traqueia” Para cachorro com tosse ganso, como tratar vai exigir a avaliação de um veterinário o mais rápido possível.
Esse problema acontece quando a traqueia fica obstruída, o que pode acarretar em complicações na respiração do pet. Nessa situação, também é de extrema importância buscar por suporte veterinário.
🔸️afastar os pets de substâncias irritantes de vias aéreas como fumaças e cheiros fortes (cuide com o cigarro!). 🔸️ manter a limpeza nasal dos pets (faça lavagem periodicamente!) 🔸️estimular o consumo de água pelo pet (mantenha-o sempre hidratado, especialmente no verão!)
Porque cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado?
Sim, a razão de um cachorro com tosse como se estivesse engasgado pode estar relacionada à sua raça, especialmente, em raças pequenas como Shih Tzu e Pug. Nesses casos, a anatomia do nariz pode dificultar a respiração, resultando em tosse que se assemelha a um engasgo.
A primeira coisa a se fazer em caso de cachorro com tosse persistente é procurar o médico veterinário. Somente ele poderá verificar com precisão se esse sintoma é ou não provocado por alguma causa mais grave, como a insuficiência cardíaca descompensada e pneumonias. Até mesmo neoplasias podem provocar tosse.
Fadiga Excessiva: Cães com insuficiência cardíaca podem demonstrar cansaço extremo mesmo em atividades leves. Tosse Persistente: O acúmulo de fluido nos pulmões pode levar a tosse constante.
O colapso de traqueia costuma ser confundida com uma gripe, devido aos sintomas serem parecidos. O sinal clássico da enfermidade é a tosse curta, seca e alta, descrita como “grasnar de ganso”.
Quando o cachorro parece que está engasgado mas não está?
Outra situação que pode ser confundida com engasgo é o “colapso de traqueia”, em que o cão que parece que o cão está engasgado mas, neste caso, o cão fica tossindo, produzindo um barulho alto, que “lembra um ganso”. Este é um problema comum em alguns pets de pequeno porte já adultos.
O que fazer quando o cachorro fica fazendo barulho como se estivesse engasgado?
Com muito cuidado, abra a boca do seu pet e use o seu dedo indicador como um “anzol”, ou seu dedo mindinho, caso seu cachorro seja pequeno, para retirar o objeto/alimento que está obstruindo a via respiratória do cachorro. Use uma lanterna para te ajudar nesta missão e visualizar o que está obstruindo as vias do pet.
Alguns pais de pet confundem essa tosse com ânsia de vômito. Na maioria das vezes, o cachorro acaba expectorando e engolindo a secreção, que pode ser muco, líquido de edema ou sangue vindos da traquéia e dos brônquios. 2. Tosse seca ou não produtiva – um tipo de tosse que se parece com um “grasnar de ganso”.
Qual o remédio dar para o cachorro quando ele está com tosse?
Além das pessoas, os animais de estimação podem sofrer com esse problema, necessitando de uma medicação apropriada e prescrita por um profissional. Uma excelente alternativa é o Tossicanis. Desenvolvido pela Provets, o remédio para tosse de cachorro restaura a saúde desses animais por meio dos seus inúmeros benefícios.
Vaporizador de Ar: A utilização de vapores é recomendada para alívio da tosse. Para isso, é preciso colocar o cachorro em um banheiro fechado e deixar que água quente do chuveiro escorra formando um vapor. Óleo de coco natural: alivia a tosse, fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater cardiopatias.
Normalmente, a doença é autolimitante e a cura ocorre entre 4 dias e 3 semanas. Entretanto, o tratamento para tosse dos canis também inclui o isolamento do animal acometido por, pelo menos, 15 dias como profilaxia para evitar o contágio de outros cães, incluindo a separação de comedouro e bebedouro.
Tussedan Xarope oral 100ml é indicado para tosse e gripe de cães e gatos. Atua nas infecções das vias respiratórias e na asma brônquica dos animais domésticos.
É causada por micro-organismos, como Bordetella Bronchiseptica, CAV-1, CAV-2 e pelo vírus da parainfluenza canina, transmitida por bactérias. Assim como a gripe humana, a tosse dos canis costuma ocorrer no inverno, quando os nossos amigos estão mais expostos ao frio, às mudanças de clima e à umidade.
O veterinário geralmente vai indicar algum antitussígeno, às vezes antibiótico e anti-inflamatório. Manter o animal hidratado e usar de nebulização com inalador ajuda bastante.
A insuficiência cardíaca congestiva esquerda, uma patologia que afeta principalmente cães de raças pequenas, costuma ter como sintoma associado a tosse. Os patudos com este problema costumam tossir enquanto dormem ou quando estão muito ansiosos.
Por isso, é importante que o tutor note se a tosse é seca, úmida, superficial ou profunda, e se alguma secreção sai quando o cão fica tossindo. Ela também pode vir acompanhada de espirros. Se for esse o caso, busque relatar tudo ao médico-veterinário para que ele saiba como tratar a tosse canina.
O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.