A condição pode causar dor abdominal, diarreia, muco e até o aparecimento de sangue nas fezes, além de aumentar os riscos para desenvolver câncer de cólon. Quando não controlada, essa doença crônica pode comprometer a qualidade de vida do paciente, os hábitos e saúde emocional dos portadores.
O tratamento é difícil, mas a pessoa pode levar vida normal", diz Flavio Steinwurz, presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. Mas como é muito debilitante, podendo causar fraqueza, perda de peso, desidratação, ela oferece risco. Para evitá-lo, o diagnóstico precoce é fundamental.
Em alguns casos, o paciente também poderá reformular toda a dieta, visando a proteção e melhora do intestino. Alguns itens podem ser eliminados durante o tratamento: leite e outras bebidas fermentadas, como vinho ou cerveja. Temperos e alimentos picantes também devem ser dispensados do cardápio.
Se não tratada adequadamente, pode levar ao câncer de cólon. Ela não tem uma causa totalmente esclarecida e pode acontecer por fatores genéticos, alterações do sistema imune ou infecções por vírus e bactérias, alterando a flora intestinal. Esse tipo de colite intestinal pode ser fatal, caso não seja tratada.
Múltiplas razões podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro de colite. Veja alguns exemplos: Infecções agudas e crônicas por vírus, bactérias e parasitas. Intoxicação alimentar.
Quais são as complicações da colite ulcerativa? Raramente, pode ocorrer sangramento, perfuração intestinal e inflamação da cavidade abdominal que põem em perigo a vida. Desnutrição. Inflamação das articulações (artrite), fígado (colangite), olhos (uveíte) e pele.
Por causa da diarreia, muitas vezes, o paciente deixa de alimentar-se adequadamente, pois sempre que come tem vontade de evacuar e acaba perdendo peso. Drauzio – Essa relação entre a alimentação e a necessidade de ir ao banheiro é muito importante na colite ulcerativa…
Não existe contra-indicacao de nenhuma atividade física para pacientes com Crohn ou RCU, porém antes de iniciar qualquer atividade é necessária avaliação criteriosa de seu médico, principalmente avaliação nutricional, com dosagem de proteínas sericas, ferro e taxa de hemoglobina.
Durante a colite ulcerativa é deve-se evitar alimentos que aumentam a inflamação e irritam o intestino, como: Alimentos ricos em gordura: frituras, margarina, manteiga, óleo de soja, de canola ou de milho; Cafeína: café, chá verde, chá preto, chá mate, refrigerante de cola e chocolate.
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
Como exemplo de doenças mais graves do intestino, podemos citar a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, que são doenças inflamatórias intestinais (DII) e a síndrome do intestino irritável.
Cerca de 15% das pessoas com retocolite ulcerativa têm um ataque da doença tão grave que os medicamentos, mesmo os esteroides intravenosos, não conseguem controlar os sintomas. A cirurgia pode ser necessária se os medicamentos não puderem controlar o ataque.
O médico suspeita de colite ulcerativa em uma pessoa com diarreia sanguinolenta recorrente, acompanhada de cólicas e urgência para defecar, particularmente se a pessoa tiver outras complicações, como artrite ou problemas hepáticos e um histórico de ataques similares.
Quem tem colite ulcerativa ou crohn , são portadores de doença inflamatória crônica do intestino . Depende da forma de apresentação , do local acometido , da intensidade . Ao fazer o controle da doença com o profissional médico , é possível levar uma vida normal .
Pessoas com colite ulcerativa podem se aposentar por incapacidade desde que comprovem as limitações funcionais que as impedem de exercer suas atividades laborais habituais. É necessário apresentar um relatório médico completo, laudo e exames que evidenciem as sequelas e incapacidades causadas pela colite ulcerativa.
A colite é caracterizada pela inflamação do cólon, que corresponde a maior porção do intestino grosso. A inflamação do cólon pode provocar desconforto e dor abdominal, que pode ser leve e recorrente ou grave e aguda, aparecendo repentinamente.
A colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal que atinge a camada interna que reveste o cólon e o reto. A inflamação causa dor abdominal, diarreia, muco e até sangue nas fezes, além de aumentar os riscos para câncer de cólon, a longo prazo.
Sim, não há uma regra de evolução da doença. Pacientes que estão com inflamação ativa tem uma chance maior de ficarem mais consumidos e emagrecidos, mas é possível a pessoa engordar, ter peso normal ou emagrecer.
Na fase ativa da doença com sintomas como diarreia, a pessoa que foi diagnosticada com colite deve evitar todos os alimentos picantes e condimentados, como pimenta, páprica, shoyu, mostarda e ketchup. Isso ocorre porque eles podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.
Após iniciar o tratamento das doenças inflamatórias do intestino, faz-se necessário o acompanhamento para ver se houve regressão na inflamação, sendo que isto pode ser feito por colonoscopia com biópsias e exames laboratoriais.
Uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino, afirma estudo. Um grupo de pesquisadores da Nova Universidade de Lisboa descobriu que tomar uma cerveja por dia pode aumentar as bactérias boas em seu intestino.