A maneira como os narcisistas usam o dinheiro é sempre irresponsável. Eles caem em investimentos perdulários, perigosos e voláteis. O mais preocupante é que, devido à sua baixa empatia, eles não se importam em derrubar outros que confiaram neles.
Narcisista rico ou pobre além de se relacionar com alguém pelos motivos habituais procura validação ou associação ou ambos relativos ao seu alto status. Por exemplo transtorno delirante procura validação dos delírios, dando o exemplo que talvez seja mais comum, ciúme.
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista é sensível e se chateia com as críticas alheias e com o fracasso, o que faz com que ela se sinta humilhada e derrotada. Ela pode reagir com raiva ou desprezo, ou pode contra-atacar violentamente.
O estágio de desvalorização, também conhecido como estágio de depreciação, vem a seguir. Muitas vezes começa devagar. O narcisista começará a dar dicas sutis de que você fez algo errado, que esqueceu algo importante ou que feriu seus sentimentos. Você começará a se sentir inseguro.
Narcisista, com seu comportamento abusivo, traz muito sofrimento às pessoas que com ele convive. Causa danos por onde passa. Por esses motivos pode-se pensar nas consequências que pode sofrer no futuro.
MANIPULAÇÃO FINANCEIRA: Por que eu dei tanto dinheiro se o Narcisista não me pediu???
O que acontece quando o narcisista envelhece?
Compreenda o papel dos papéis sociais no amadurecimento da personalidade. Com o passar dos anos, tendemos a amadurecer e modificar muitos dos nossos traços de personalidade.
No geral, todos os tipos de narcisismo diminuíram da infância até a velhice. Foi uma redução pequena para o narcisismo agente e moderada para antagonista ou neurótico. "Uma teoria (para essa redução) sugere que os papeis sociais que assumimos na idade adulta, por exemplo como parceiros, pais, empregados, etc.
A maneira como os narcisistas usam o dinheiro é claramente manipuladora. Uma vez conquistada a nossa confiança, começam as exigências e estas se baseiam em chantagem emocional.
A inveja é uma emoção recorrente na vida de um narcisista. Ele possui dificuldade para ficar feliz pelas conquistas dos outros, desejando sempre ser o centro das atenções e o merecedor de coisas boas.
Pacientes com transtorno de personalidade narcisista têm dificuldades para regular a autoestima e, portanto, precisam de louvação e afiliações com pessoas ou instituições especiais; eles também tendem a desvalorizar outras pessoas para que possam manter uma sensação de superioridade.
Impactos: Estar em um relacionamento amoroso com um narcisista pode levar a uma deterioração da saúde mental, incluindo depressão, baixa autoestima e, em alguns casos, síndrome de estresse pós-traumático (PTSD). Vítimas podem também adotar comportamentos de codependência.
Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.
As pessoas narcisistas costumam mentir. Nesse sentido, falam de coisas distantes e difíceis de comprovar e acreditam nisso ferrenhamente. Então, exageram e rentabilizam o que é bom, pois no mundo narcisista o fracasso é sempre algo pertencente aos outros ou ao mundo exterior.
Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.
A lesão primária num Narcísico Perverso - que é uma pessoa que sofre de perturbação da personalidade narcísica - a sua primeira ferida resume se a uma questão de negligência emocional na infância, que lhe causa uma dor interna, mas que não é o fator principal da patologia.
No extremo mais grave do espectro narcisista, encontra-se aquele que representa uma ameaça significativa à segurança, proteção e estabilidade da pessoa com quem tem um relacionamento íntimo, bem como de seus filhos.
Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá de terceiros. Deste modo, responde mal a comentários inócuos. Na frente dos críticos, ela explode de raiva ou entra na defensiva, atacando quem a criticou como se tivesse ouvido uma ofensa.
Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.
O comportamento narcisista faz com que a pessoa interrompa conversas para que seja ela a pessoa em que todos estão prestando atenção. Ainda, a manipulação com as palavras é um dos sinais evidentes da condição, pois, assim, o indivíduo consegue jogar mentalmente e fazer com que tudo seja sobre ele.
A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.
Nas crianças com autoestima, seus juízos sobre si estão ancorados na realidade. Crianças narcisistas buscam por superioridade, olhando de “cima para baixo” para as outras crianças quando se comparam com elas, o que pode levá-las a ter pouco cuidado, preocupação e empatia pelos outros.
Se esta pessoa não desenvolveu na vida outra forma de se sentir preenchida existencialmente, é com o envelhecimento que ela vai perder uma das coisas que gosta muito "os atributos da juventude".
Raiva e ressentimento: O narcisista pode sentir-se traído e abandonado pela perda do suprimento principal, o que pode levar a sentimentos de raiva e ressentimento em relação à vítima. Eles podem sentir que a vítima os abandonou e, por isso, tentarão encontrar maneiras de se vingar ou punir a vítima.