Próximo ao canto da boca estão localizados os olhos, que possuem uma boa capacidade visual tanto dentro como fora d'água. As baleias não possuem orelhas pois isto atrapalharia seu formato hidrodinâmico, mas elas possuem ouvidos que são minúsculos orifícios, com cerca de 30 cm atrás dos olhos.
A baleia-azul alimenta-se de, aproximadamente, oito toneladas de krill diariamente. A baleia-azul é o maior animal do mundo, apresentando até 33 metros de comprimento e mais de 140 toneladas. Os filhotes da baleia-azul já nascem pesando mais de duas toneladas.
Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.
Sabe-se que eles têm visão limitada, já que a água é quase sempre escura e turva. Em contrapartida, desenvolveram a capacidade de produzir sons de alta freqüência e de receber e interpretar os ecos. Chamados de biossonar, os sons são projetados da cabeça do animal para a água à frente.
9 CURIOSIDADES SOBRE AS BALEIAS (O MAIOR MAMÍFERO DO MUNDO) | ANIMAIS SELVAGENS
Como as orcas enxergam?
Visão. Como os humanos, os golfinhos possuem olhos que apresentam cones, bastonetes e células fotorreceptoras da retina. Os golfinhos distinguem cores, respondem à luz, enxergam fora da água e podem usar a visão para identificar outros membros do grupo, embarcações, predadores e obstáculos.
Descubra mais sobre as belugas, animais incrivelmente inteligentes que se comunicam de maneira única. Saiba mais sobre a ecolocalização e curiosidades sobre esses seres fascinantes.
A maior parte das vezes, dormem em períodos curtos ao longo do dia ou enquanto estão a nadar. Mas o período de repouso também depende da sua alimentação. Por exemplo, o krill migra verticalmente ao anoitecer para evitar predadores como os peixes, mas essa é a melhor altura para as baleias de barbas se alimentarem dele.
9. Possuem um grande coração. As baleias-azuis possuem o maior coração entre todos os animais — pesando em média 180 kg e medindo 1,5 m — o que lhes garante um sistema circulatório único, permitindo que mergulhem profundamente e permaneçam submersas por longos períodos.
Quanto tempo as baleias podem prender a respiração embaixo d'água depende da espécie: baleias-minke podem aguentar por cerca de 15 minutos, cachalotes, até 90 minutos, e baleias-bicudas-de-cuvier, por mais de duas horas.
Sendo uma das espécies de mamíferos marinhos mais estudadas, a literatura sugere que estes animais navegam a velocidades que variam entre 6 e 20 km/h. Baleia assassina - O maior predador do oceano, esta espécie da família dos golfinhos pode atingir velocidades incríveis de 55 km/h!
O “esguicho” característico das baleias, a que damos o nome de borrifo, não é água jorrada para cima, mas sim ar quente expelido a grande velocidade quando o animal expira, e água vaporizada que se acumulou sobre seu orifício respiratório.
Uma delas é que o som provocado com o impacto da baleia na água serve para chamar a atenção das outras e demonstrar força entre os machos. Outra hipótese diz que elas fazem essas acrobacias para se livrarem de parasitas e das cracas incrustadas na pele.
As orcas ficaram famosas por serem predadoras de baleias, entre elas a baleia-azul, a baleia-comum e a baleia-jubarte. Elas foram filmadas tentando atacar quase todas as espécies, inclusive as cachalotes, a maior espécie de baleia dentada do mundo.
A explicação mais provável para esse comportamento seria o luto. “Elas estão velando os corpos”, diz Melissa Reggente, bióloga da Universidade de Milano-Bicocca na Itália e coautora de um estudo de 2016 sobre o assunto. “Elas estão estressadas e sofrendo. Sabem que algo está errado”.
Uma única baleia pode ter uma infestação de mais de 7.500 piolhos que, muitas vezes, irão viver associados às cracas presas no animal, mas isso varia de acordo com a espécie de cetáceo e a espécie de piolho.
São Paulo – Branquinhas, sorridentes e extremamente dóceis, as baleias-brancas, também chamadas de belugas, possuem uma outra característica surpreendente: elas são capazes de imitar a voz humana.
As orcas, ou baleias assassinas, são conhecidas por sua inteligência e por suas notáveis técnicas de caça: seja virando grandes tubarões brancos de cabeça para baixo ou trabalhando em cooperação para derrubar grandes baleias.
O número de dentes varia entre 36 e 60. Como curiosidade, o nome popular cachalote vem de cachalot, do francês antigo, que significa "dente grande". A fonte principal de alimento dos cachalotes são as lulas gigantes, que podem atingir 18 m de comprimento, e que vivem em grandes profundidades.