1. Rio Citarum. O Citarum, na Indonésia, sofre com mais de 2000 fábricas que despejam resíduos químicos, gerando níveis alarmantes de chumbo, mercúrio, ferro, manganês, alumínio e outros poluentes em suas águas.
Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital.
O Rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico” é o maior rio totalmente nacional e um dos mais importantes rios do país, especialmente para a Região Nordeste.
Bolton Strid, um afluente estreito e de aparência inocente do rio Wharfe, cruzando as florestas de North Yorkshire (Inglaterra), está longe da imagem dos agitados e caudalosos rios africanos. Mas esse rio é considerado "o mais perigoso do mundo", ceifando vidas há séculos, com um alerta de "entre e morra".
Atualmente o oceano Pacífico abriga a chamada “Grande mancha de lixo” entre o Havaí e a Califórnia. Esse grande depósito contém plásticos, restos de materiais de pesca, roupas, garrafas, produtos tóxicos entre outros materiais.
Infelizmente essa não é a realidade das águas do rio Tietê. Esse rio apresenta grandes limitações em razão da alta poluição em alguns trechos, como na região metropolitana de São Paulo, onde a presença de oxigênio no rio é praticamente zero e não há vida animal ou vegetal.
É possível despoluir um rio completamente? A despoluição é realmente possível, de forma que 100% das impurezas dos rios sejam removidas? Bom, em grande parte, é possível despoluir os rios, sim. Em um rio há vários tipos de “impurezas”: as resultantes de ações antrópicas e as naturais.
Devido à altitude, mesmo estando a menos de 22 quilômetros em linha reta do Oceano Atlântico, o curso do rio não consegue vencer a serra, sendo o caminho mais fácil o rumo ao interior.
1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo.
mar do Norte é considerado o mar mais. perigoso de todos os mares, por conta dos invernos extremamente gelados, das fortes correntes e das tempestades absurdas.
O Pacífico também possui uma grande quantidade de mares, sendo um deles considerado o mais perigoso do mundo: o Mar de Bering. Esse mar, localizado entre a Ásia e a América, é conhecido por suas águas turbulentas e condições climáticas extremas.
A China, muito pela sua dimensão e população, lidera o ranking dos mais poluentes, com 10.175 Mt CO2 (tonelada métrica de dióxido carbono, medida padrão para quantificar as emissões de CO2), seguida pelos Estados Unidos, com 5.285 Mt CO2 - e que lidera nas emissões per capita -, e pela Índia, com 2.616 Mt CO2.
Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.
Por conta da altitude das áreas que atravessa, o rio Jordão é classificado como o rio mais baixo do mundo. O rio Jordão destina entre 20 e 30 milhões de metros cúbicos de água para o Mar Morto todos os anos.
O rio Caño Cristales fica na Colômbia 📌 e é considerado o mais bonito do mundo 😱 Atrai turistas de várias partes do mundo por ser comparado a um arco-íris pelos seus tons de vermelho, azul, amarelo, laranja e verde.
O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo.
Dois fatores muito fortes que colocam Caxias do Sul como a “cidade mais limpa do Brasil”, de acordo com as análises do ISLU, são: uma alta taxa de reciclagem e uma taxa específica para os serviços de limpeza urbana.