Sintomas. A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
Os cistos presentes nas fezes dos seres humanos são mais infectantes do que os provenientes dos animais. dias, com uma média de 7 a 10 dias, podem aparecer infecções sintomáticas típicas. ocorre por transferência dos cistos presentes nas fezes de um indivíduo infectado, através do mecanismo mão-boca.
O tratamento da giárdia canina é feito com antiparasitário específico e, em casos de diarreia com sangue, pode ser necessário o uso de antibióticos. Também deve ser feita a higienização correta do ambiente onde o cachorro vive e dos acessórios que usa.
Quanto tempo demora para curar Giardia em cachorro?
No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.
Sintomas. A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
O Drontal vermífugo é indicado para o tratamento e o controle da giardíase e verminoses intestinais. Mas também é bastante eficaz contra cestóides (vermes chatos), nematódeos (vermes redondos) e protozoários, como a Giardia spp. No total, o Drontal combate mais de 16 tipos de vermes (chatos e redondos).
Para o protocolo completo do tratamento da giardíase, a Ourofino Pet conta em sua linha com dois produtos, o Top Dog, vermífugo palatável indicado para cães, e o Herbalvet T.A., desinfetante à base de cloreto de benzalcônio a 15%.
Neste caso, o aspecto amarelado nas fezes é causado pelo excesso de gordura não digerida – o que pode também provocar mau cheiro. O sintoma pode indicar problemas de absorção de gordura, como na doença celíaca ou infecções parasitárias (como giardíase).
Os sintomas de giardíase geralmente incluem cólicas abdominais, gases (flatulência), eructação e diarreia aquosa de odor fétido. O enjoo pode surgir e desaparecer. As pessoas podem se sentir cansadas e vagamente desconfortáveis, e perder o apetite.
A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.
Através da identificação de cistos no exame direto de fezes, exame de sangue específico e, em raras ocasiões, com exame de biópsia da mucosa intestinal para identificação de cistos ou trofozoitos.
Complicações. Em crianças, a giardíase principalmente a crônica, mas também a assintomática pode promover má absorção de nutrientes, o que prejudica o crescimento, causa perda de peso, desnutrição, deficiência de ferro e zinco séricos, anemia, podendo ocorrer comprometimento cognitivo.
A Giardia possui duas formas morfológicas: cistos e trofozoítas. Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade.
Embora cerca de 80% dos cães infectados sejam assintomáticos ou tenham sinais leves, o problema pode ser grave. Para ter alguma pista da presença da giárdia em cães, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: Diarreia. Fezes pastosas com odor fétido, eventualmente esverdeadas com sangue e/ou muco.
O tempo de duração da giardíase em cachorro depende do tratamento e se houve alguma reinfecção durante este período. No geral, é uma doença que pode durar de 4 a 12 dias, sendo necessário realizar exames periódicos para o controle efetivo do tratamento nos dias que sucedem o término.
Os principais sintomas são diarreia, fezes pastosas e fétidas, vômitos, dor abdominal, desidratação e perda de peso. Em casos mais graves, a infecção pode levar o cão à morte. Por conta destes sintomas, a infecção pode ser facilmente confundida com outras enfermidades intestinais e tratada de maneira incorreta.
A intervenção farmacológica para combater a giardíase deve ser realizada em pacientes que apresentam sintomas, assintomáticos que estão em situação de risco de contágio, pessoas imunocomprometidas e grávidas. Dentre os medicamentos mais utilizados, estão: nitazoxanida, tinidazol e metronidazol.
A dose recomendada de Albendazol é de 400mg por dia, durante 5 dias, apresentação em suspensão oral com 40mg/mL. Possui menos efeitos adversos e tem ação anti-helmíntica de amplo espectro.
Em ambientes controlados, é possível utilizar a amônia quaternária como um método de prevenção para eliminar os cistos da giárdia do ambiente. Dar preferência a passeios com um controle de higiene maior, evitar o contato com as fezes de outros animais pode prevenir que seu pet seja acometido pela giardíase em cães.
A transmissão da giárdia em gatos e cães pode ocorrer pela ingestão dos cistos do protozoário que foram liberados nas fezes de indivíduos infectados ou pela ingestão de água e alimentos que estejam contaminados (FARIA e CONTI, 2021).
Para os cães, é indicado meio comprimido para cada 10 kg de peso corporal de 12 em 12 horas por 5 dias. Para os gatos, um quarto a meio comprimido para cada 10 kg de peso corporal de 12 em 12 horas. A posologia do Giardicid 500mg e a duração do tratamento podem ser alteradas a critério do médico veterinário.