O CAPEX refere-se aos gastos de capital, ou seja, os investimentos que uma empresa faz em bens de capital, como equipamentos, instalações e infraestrutura. Na manutenção, pode ser aplicado a gastos com a compra de novos equipamentos ou instalações para melhorar ou expandir as capacidades de manutenção da empresa.
O CAPEX, ou Despesa de Capital, refere-se ao dinheiro investido em ativos fixos ou melhorias de longo prazo. Isso inclui gastos como a compra de novas máquinas, atualizações de equipamentos, ou a construção de instalações que são capitalizadas e depreciadas ao longo do tempo.
Basta procurar pelas despesas de capital feitas na seção de fluxo de caixa de investimento. Outra forma de encontrar o Capex é por meio da seguinte equação: Capex = variação dos ativos imobilizados (atual – anterior) + depreciação (período atual).
Em primeiro lugar, o OPEX é mais voltado para as despesas operacionais da empresa (ou seja, despesas do dia a dia). Entretanto, o CAPEX é voltado para despesas com aquisição de ativos, como imóveis, máquinas, entre outros.
O que é CAPEX? CAPEX é o termo que remete a Capital Expenditure, ou despesas de capital, em português. São os fundos utilizados pelo seu negócio para adquirir serviços ou bens físicos que servirão para expandir a capacidade de obter lucro. Ou seja, CAPEX refere-se aos investimentos realizados em bens de capitais.
O CAPEX aparece no fluxo de caixa das atividades de investimento, na Demonstração do Fluxo de Caixa do negócio. Ele pode ser apresentado como “despesas de capital”, “aquisições de imobilizado”, “despesas de aquisição” e outros nomes.
Qual é o principal objetivo de um investimento em CAPEX?
Por outro lado, CAPEX envolve grandes investimentos em ativos físicos, como instalações, equipamentos e veículos, visando gerar retornos a longo prazo. Essas despesas não podem ser deduzidas do rendimento para fins fiscais, diferentemente das despesas operacionais.
Ele é muito importante, uma vez que serve como mensuração da utilização do fluxo de caixa para investimentos na empresa. Entre as principais despesas que entram no Capex destacam-se as construções para expansão de fábricas, aquisições de equipamentos, tudo com foco em aumentar a produtividade.
O que é capex? Capex é a abreviação para capital expenditure, que significa despesas de capital em português. Estas despesas se referem aos ativos da organização, isto é, aquisições de bens ou serviços que trarão benefícios a longo prazo, e portanto, são direcionados para aprimorar a operação e o desempenho do negócio.
Para o cálculo do OPEX, basta realizar a soma de todas as despesas que se enquadram nas categorias citadas anteriormente que a empresa teve no período de análise. Essas despesas costumam ser acompanhadas mensalmente e comparado com o orçamento que a empresa havia definido para todas as despesas de diferentes naturezas.
Como calcular o CAPEX de um projeto? Basta procurar pelas despesas de capital feitas na seção de fluxo de caixa de investimento. Outra forma de encontrar o Capex é por meio da seguinte equação: Capex = variação dos ativos imobilizados (atual – anterior) + depreciação (período atual).
O que é CAPEX alto? Por exemplo: o CAPEX é o formado pela depreciação e pelos saldos que existem no imobilizado. Então, se o CAPEX só possui valores da depreciação, isso significa que o imobilizado da empresa é “recente” e ainda tem tempo para se depreciar.
Em uma fórmula simples, temos que: CAPEX = variação dos ativos — variação dos passivos. Esse cálculo é relevante porque se refere a um custo de investimento que aumenta a possibilidade de a empresa gerar lucro.
Como calcular o CAPEX? O cálculo do CAPEX é relativamente simples e está ligado diretamente aos ativos da empresa. Vale lembrar que, nesse cálculo, não se consideram os gastos com manutenção, mas sim da aquisição dos bens. Desta forma, o objetivo será entender a variação de ativos e passivos entre dois períodos.
CAPEX é uma abreviação de "Capital Expenditure," que em português pode ser traduzido como "Despesas de Capital", CAPEX refere-se aos gastos de uma empresa com investimentos em ativos de longo prazo que são essenciais para suas operações e que são considerados como investimentos em vez de despesas correntes.
Como controlar de maneira eficiente a execução do CAPEX? Primeiro ponto para ter um bom controle, é ter um CAPEX estruturado conforme a EAP, o CAPEX e o cronograma estruturados com a mesma base, conforme áreas e subáreas que serão implantadas.
Geralmente licenças de software e aquisição de hardware são enquadrados como CAPEX. * EBITDA é a sigla para "Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization" ou "Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização".
Fórmula: CAPEX = Oscilação do ativo imobilizado (ativos no presente – ativos no passado) + Depreciação dos ativos. Essa fórmula foi elaborada com o objetivo de identificar as oscilações dos ativos de uma empresa em um período de tempo estabelecido.
Para calcular o OPEX, é necessário somar todas as despesas operacionais de um determinado período, como um trimestre ou um ano. Essas informações você encontra no Demonstrativo de Fluxo de Caixa e no Balanço Patrimonial.
4 min. Opex é a sigla inglesa para Operational Expenditure, na língua portuguesa significa “Despesas Operacionais”. Opex refere-se ao capital aplicado para aprimorar ou assegurar a manutenção dos bens físicos da empresa.
Valuation é um termo de origem inglesa que significa avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que os investidores e clientes têm a respeito da empresa, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.
O que é o EBITDA de uma empresa? EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em português, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
O valuation da empresa é estipulado a partir da soma de todos os ativos tangíveis, como imóveis, equipamentos, estoque e dinheiro em caixa. Em seguida, são subtraídas as dívidas da organização. Esse método não considera ativos intangíveis, como reputação e valor de marca.