A nota da redação possui um peso significativo na composição da nota final do candidato no Enem. Ela corresponde a 20% do total da pontuação, enquanto as outras áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) têm um peso de 20% cada, totalizando 80%.
A nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.
Para o cálculo da nota do ENEM, é usada uma régua de correção. Essa régua varia de 100 em 100 pontos, tendo o 500 como ponto central. Cada questão da prova é posicionada nessa régua, de acordo com seu grau de dificuldade. As perguntas medianas ficam perto do 500, as mais fáceis ficam abaixo e as mais difíceis, acima.
Para ter um pouco de noção sobre o assunto, a Revista Quero consultou o coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon, que orientou: “de acordo com as notas médias de corte das universidades federais do Brasil, uma nota do Enem de 720 a 840 pontos pode ser considerada boa”.
Uma boa nota para quem deseja ingressar em uma universidade pública hoje é aquela igual ou superior a 900 pontos, o que impulsiona significativamente a nota final para, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), o mais importante do país”, explicou a docente.
É possível passar no Enem só com a nota da redação?
Antes de mais nada, é bom já dizer que não, não é possível zerar na prova do Enem, apenas na redação. Mesmo que o candidato vá muito mal e mesmo que erre todas as questões, tirar zero não vai ser possível por causa da forma que a nota da prova é calculada.
A nota final da redação é a média aritmética das duas notas que mais se aproximam, considerando a diferença entre elas. Por exemplo, se as notas atribuídas forem 160 e 180, a nota final da redação será (160 + 180) / 2 = 170 pontos.
A redação é corrigida por dois avaliadores, que devem analisar o desempenho do participante de acordo com as cinco competências e atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final do participante será a média aritmética desses pontos, que pode chegar até 1000.
Cada quesito vale entre 0 a 200, totalizando 1000 pontos. A partir dessas duas notas é feita uma média. Dois corretores avaliam um mesmo texto de forma independente.
A pontuação máxima da redação do Enem é de 1000 pontos, mas para atingi-la é preciso seguir uma série de requisitos e atender às 5 competências analisadas pelos corretores. Confira: Demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
Quem passar no Enem pode escolher qualquer faculdade que aceite a nota do exame como critério de seleção de candidatos. Existem instituições de ensino, públicas e particulares, que possuem como forma de ingresso, o desempenho no Enem, a partir de determinada edição. Com isso, é feita a classificação de estudantes.
O que acontece se eu tirar uma boa nota somente na redação?
Tirar uma boa nota na redação é muito desafiador e importante. Afinal, que sobressai na redação, aumenta a sua nota consideravelmente e, portanto, suas chances de conseguir uma vaga na universidade.
Aqueles que pretendem usar a nota para este fim devem marcar a opção correspondente no momento da inscrição do Enem. Além disso, é preciso atingir a seguinte pontuação: 450 pontos em cada uma das provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 500 pontos na redação.
No total, os candidatos podem atingir até 1000 pontos com a redação do ENEM. Assim como nas outras áreas de conhecimento requeridas no exame, boas redações costumam receber notas maiores que 500.
Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.
Segundo a pasta, a nota de 570 pontos, um pouco acima da média nacional, que foi de 539,66, dá acesso a 842 graduações em universidades públicas em todo país, o que corresponde a 20% do total de cursos ofertados em ampla concorrência no Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu), a maioria deles na área de licenciatura.
Ao todo, 60 alcançaram fecharam a prova. A nota mais baixa foi 40 - sem levar em conta os exames zerados por não terem seguido alguma regra do edital. Além da redação, o exame é dividido em quatro áreas de conhecimento. Destas, “Matemática e suas tecnologias” teve a maior nota, com 958,6 pontos.