Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros. Sociopatas frequentemente quebram regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam.
Por outro lado, a falta de empatia pode ser vista como uma dificuldade em compreender e se conectar emocionalmente com os outros. Pessoas com falta de empatia podem ter dificuldades em entender as perspectivas dos outros, podem ter comportamentos egocêntricos e serem indiferentes aos sentimentos alheios.
Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.
Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.
Como se chama uma pessoa que não se importa com os outros?
O indivíduo indiferente não se importa com os sentimentos alheios. Se suas ações causam sofrimento, ele não liga. Se resultam em felicidade, ele também não se importa. Ou seja, é uma pessoa que parece ser uma casca oca incapaz de sentir e se emocionar.
Empatia Cognitiva: a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa; Empatia Emocional: a habilidade de sentir o que o outro sente; Preocupação Empática: a aptidão para sentir e atender às necessidades do outro.
O acompanhamento psicológico é o tratamento recomendado que vai te ajudar na expressão de sentimentos, a identificar as causas , a internalizar a importância das emoções, da empatia, do autoconhecimento que poderão te favorecer melhor conexão com as pessoas de teu convívio.
Respeitar o ponto de vista dos outros, sem discussões ou palavras ofensivas; Tenha sempre em mente que a palavra tem poder destrutivo e construtivo, portanto é preciso ter cuidado com a maneira que fala e com aquilo que é dito; Não tente mudar as pessoas.
Enquanto a apatia se define praticamente pela total ausência de sentimentos, a empatia vai na direção contrária, uma vez que ela é determinada pela enorme capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar da outra, exatamente com o objetivo de imaginar o que ela possa estar sentindo em uma situação específica.
A pessoa com transtorno de personalidade antissocial não tem empatia pelos outros e pode ser desdenhosa ou indiferente aos sentimentos, direitos e sofrimento alheios. De modo geral, pessoas com transtorno de personalidade antissocial são impulsivas.
Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.
Alexitimia é uma condição mental onde há uma dificuldade de reconhecer e expressar emoções, estando associada a um estilo de pensamento baseado no concreto. Ela pode levar a relações utilitárias, sem afeto, tendendo à dependência ou à solidão.
Como se chama a pessoa que só quer tudo do seu jeito?
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Como se chama a pessoa que acha que ninguém gosta dela?
A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Empatia Cognitiva: habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: habilidade de sentir o que o outro sente. Preocupação Empática: capacidade de sentir o que o outro precisa de você.
"Insensibilidade" é o oposto de "empatia". Insensibilidade: que não tem ou não demonstra capacidade de sentir amor, afeição, emoção etc.; dureza, frieza, indiferença, rigor.