A princípio, as abelhas geralmente não atacam sem motivo. Elas são animais bastante pacíficos e não costumam atacar os humanos ou outros animais a menos que se sintam ameaçadas ou percebam que seu ninho ou colmeia está em perigo.
Os enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos. Entretanto, ao se sentirem ameaçadas ou incomodadas com o barulho ou perfumes fortes, podem apresentar comportamento defensivo e atacar em grupo.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
Quando as abelhas africanizadas são submetidas a um nível de estresse ou privação muito grande, elas podem abandonar a colmeia e estabelecer a colônia em outro lugar. Uma causa comum de abandono é o calor excessivo.
Elton Alisson | Agência FAPESP – As abelhas jataí (Tetragonisca angustula) apresentam uma estratégia de defesa de seus ninhos diferente da observada em outras espécies de insetos sociais.
Saiba como evitar o ataque de formigas às colmeias de abelhas
O que a colmeia faz quando a abelha rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
O que acontece se tirar a abelha rainha da colmeia?
O que acontece após o descarte da abelha rainha velha? Sem a rainha na colmeia, as abelhas operárias trabalham para formar uma nova abelha rainha. No processo, são escolhidas larvas mais vigorosas, que são alimentadas com geleia real. Seu desenvolvimento ocorre em células maiores, conhecidas como realeiras.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Nesta fase a rainha fica na condição de hermafrodita (fêmea e macho ao mesmo tempo) fecundada para o resto de sua vida. O vôo nupcial que a rainha faz é o único em sua vida. Ela jamais saíra novamente da colméia, a não ser para acompanhar uma enxameação.
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
O tenente do Corpo de Bombeiros, Hellyson Guedes, enfatiza que em nenhuma hipótese as pessoas devem tentar matar uma abelha dentro do enxame, pois ela vai liberar o odor, atraindo outras abelhas. “Se for uma colmeia isolada, o ideal é evitar barulho, tentar mexer, capturar ou exterminar e ligar para o 193”.
O problema de irritar abelhas é que elas são atraídas pelo dióxido de carbono que produzimos em bolhas de ar na água enquanto esperamos elas irem embora. Isso basicamente releva a localização de quem está se escondendo e faz com que elas fiquem à espreita apenas esperando a pessoa sair dali.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
É surpreendente para muitos, mas as abelhas também precisam de descanso. Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega.
Mas não dá para esquecer que, com exceção das espécies nativas, as abelhas têm ferrão e podem picar para defender a colmeia. Abelhas voando em busca de alimento em geral picam apenas quando se sentem ameaçadas.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
O que aconteceria se matasses a abelha-rainha? - Quora. A rainha pode morrer de velhice ou assassinada pela pelas próprias abelhas caso ela não esteja produzindo o suficiente. As abelhas então, tentarão criar uma nova rainha de emergência através de uma larva mais jovem que elas julgam apta para tal.
Portanto, um enxame pode se dividir (enxameação) sem que, necessariamente, a rainha esteja velha ou improdutiva. A enxameação tende a acontecer mais ao final das floradas, quando as reservas alimentares da colmeia estão elevadas. Esse fenômeno é o responsável pela multiplicação e distribuição das abelhas.
A temperatura da colmeia é sempre mantida entre 34 e 36 °C, índice necessário para controlar a textura da cera. Se passa disso, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água. A colmeia dura vários anos se não for atacada por predadores.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
Ele explica que as abelhas noturnas podem ter um relógio biológico interno, que indica a hora de começar e de encerrar as atividades, como acontece em outros animais, inclusive outras espécies de abelha. Mas outra explicação passa pela vantagem de ser o primeiro a aproveitar recursos e evitar competidores.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Quando a rainha já não produz feromônios em quantidade suficiente, as operárias podem decidir trocá-la. Em alguns casos, as abelhas parecem culpar a rainha por algum distúrbio maior na colônia, e liquidam-na por embalamento: se aglomeram ao seu redor até sufocá-la.
Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela. No entanto, o sistema é diferente para as formigas-saltadoras-de-jerdon, uma espécie com mandíbulas que parecem pinças e olhos grandes e pretos, encontradas em florestas ao longo da costa oeste da Índia.
A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.