O príncipe Louis, filho mais novo do príncipe William e de Kate Middleton, a princesa de Gales, completa, nesta terça-feira, dia 23 de abril, 6 anos de idade. O pequeno é o quarto na linha sucessória do trono do Reino Unido.
Ao se referir a um Príncipe ou Princesa da Casa Imperial, deve-se sempre ser como “Sua Alteza o Príncipe Dom [Nome]” e “Sua Alteza a Princesa Dona [Nome]” ou simplesmente “Dom [Nome]” e “Dona [Nome]”, jamais apenas pelo primeiro nome.
Desse modo, o duque era aquele que tinha a função administrar a maior parte das terras do reinado. Esse é também o título mais alto que alguém que não tem sangue real pode ter. A nomeação normalmente é feita entre comandantes militares, filhos ou parentes do rei.
Duque ou duquesa (tratamento de Sua/Vossa Alteza, se membro da família real; se não utiliza-se o tratamento de Sua/Vossa Excelência/Graça): usado em todas as monarquias com modelos europeus. Ex.: Duque de Vigo.
Kate Middleton e príncipe William decidem nome de herdeiro
Qual é a ordem da nobreza?
Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.
Os filhos e filhas de um duque são conhecidos pelo título honorário de "Lorde" ou "Lady". Pela tradição do herdeiro, o filho mais velho geralmente adquire um título menor. O grau dependerá dos títulos disponíveis para a família - não necessariamente o primeiro grau logo abaixo da classificação de Duque.
Um titulo de duque, por exemplo, custava cerca de três vezes mais do que um de barão. O duque era o nobre mais poderoso depois do rei — ele reecbia grandes terras para administrar. Em seguida estava o marquês, que governava os marquesados, terras de fronteiras.
Duque. É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe – normalmente o filho da família reinante – e tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa aquele que conduz, o que vai à frente, o pastor.
Vossa Alteza: é utilizado com príncipes, princesas, duques e duquesas. Exemplo: “Vossa Alteza gostaria de uma xícara de chá?”. Vossa Eminência: é usado para cardeais. Exemplo: “Vossa Eminência é uma pessoa muito respeitada”.
No entanto, em 2012, a Rainha Elizabeth II, em nova carta patente, declarou que todos os filhos do Duque de Cambridge seriam príncipes e princesas, sendo-lhes dado o título de Sua Alteza Real.
Usar títulos próprios: Ao dirigir-se a alguém com um título nobre, é importante usar o seu próprio título ao falar com ou sobre ele. Por exemplo, referir-se-ia a um Duque como "Sua Graça", um Conde como "Senhor", um Visconde como "Visconde", e um Barão como "Senhor".
Em presença e directamente, deveremos dizer Vossa Majestade. Quando endereçamos correspondência ou nos referimos indirectamente ao príncipe real, à princesa real, aos infantes e às infantas reais (irmãos e irmãs do príncipe herdeiro) usamos a forma Sua Alteza Real.
Príncipe (do latim principis, princeps, que significa "o primeiro") atualmente pode designar os herdeiros de um rei ou imperador, o monarca de um principado ou membros de uma família real.
Um lorde é equivalente a um 'Dom', como no Brasil houve o 'D. Pedro' 1º e o 2º. Antigamente, um lorde era ainda uma pessoa com alta patente militar ou de grande confiança do rei, como é o caso dos condes. No Reino Unido, os membros da câmara alta do parlamento inglês são chamados de lordes.
Entendendo a hierarquia dos títulos da realeza/nobreza e sua representação heráldica em coroas. Em escala decrescente: imperador, rei, príncipe real, infante, duque, marquês, conde, visconde, barão, cavaleiro. Os títulos podiam ainda variar de acordo com o império e/ou reino.
Após estes títulos monárquicos, estão cinco escalões de nobreza: duque, marquês, conde, visconde e barão. Duque e duquesa constituem os títulos mais altos entre as cinco categorias, estando logo abaixo dos monarcas. Historicamente, os duques controlavam os ducados – ou seja, eram governantes das províncias.
Duque e duquesa – fala-se vossa graça, ou, vossa excelência. Mas, quando se é membro real, fala-se vossa alteza, ou, sua alteza. Marquês e marquesa – fala-se vossa graça, ou, vossa excelência.
Lorde (do inglês lord) é um título nobiliárquico empregado no Reino Unido. É equivalente a "Senhor" ou "Dom" em Portugal, correspondendo originalmente a um título de autoridade feudal.
Numa conversa ou numa troca por escrito, os membros masculinos da monarquia devem ser abordados da seguinte forma: “Monseigneur" (monsenhor) ou “Altesse Royal” (alteza real). As expressões aplicam-se tanto ao Grão-Duque, como ao Grão-Duque Herdeiro ou um dos príncipes.
Exceto na frente do monarca, os membros da realeza costumam se cumprimentar usando as mesmas diretrizes oferecidas ao público em geral, segundo as quais “não há códigos de comportamento obrigatórios”, mas “muitos querem observar maneiras tradicionais.
Existem os duques reais, que são membros da família real, geralmente Príncipes e que possuem o tratamento de "Sua Alteza Real", como por exemplo o Duque de Iorque e o Duque de Cambridge, que são respectivamente filho e neto da rainha da Inglaterra.