Na Física, entende-se peso como a força de atração gravitacional exercida entre as massas. O peso, também chamado de força peso ou força gravitacional, é uma das forças fundamentais da natureza, juntamente às forças eletromagnéticas, força nuclear forte e força nuclear fraca.
Peso é uma força “invisível” que atrai os corpos para a superfície da terra. Dessa forma, o nosso peso varia de acordo com o valor da gravidade, diferente em outros planetas e satélites naturais do sistema solar. Massa é a quantidade de matéria presente em um corpo.
Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
Como Calcular IMC? O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Este é o índice recomendado pela OMS para avaliar o estado nutricional do indivíduo.
O quilograma é também a unidade de massa padrão utilizado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). A balança é uma das ferramentas mais comuns que usamos para medir a massa do nosso corpo. Existem vários tipos de balança. Elas podem ser digitais, eletrônicas, mecânicas, híbridas, entre outras.
O termo massa corporal, ou peso corporal, é um termo coloquial usado na biologia e medicina para se referir ao peso ou massa de um organismo. É medido em quilogramas, ao redor do mundo, embora alguns países, como os Estados Unidos e Canadá utilizem libras ou stone no Reino Unido.
De forma simplificada, temos: peso/(altura x altura). Vamos a um exemplo prático: se uma mulher pesa 60 kg e tem 1.75 de altura, seu IMC será 19.59kg/m2. Portanto, como você pode conferir a seguir, ela apresenta peso adequado para a sua altura.
Peso normal: entre 18,50 e 24,99 kg/m². Sobrepeso: entre 25 e 29,99 kg/m². Obesidade grau I: entre 30 e 34,99 kg/m². Obesidade grau II: entre 35 e 39,99 kg/m².
O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. Enquanto força, o peso é uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direção e sentido.
A força peso, dada por →P=m →g tem módulo e sentido constante perto da superfície terrestre. Então, basta multiplicá-la pelo deslocamento para descobrir o valor do trabalho realizado por ela.
O peso é uma grandeza vetorial, apresentando intensidade, direção e sentido. A direção é a linha que passa pelos centros do objeto e do corpo com massa e o sentido é o que aponta para o centro de massa do corpo responsável pela atração. A unidade usada é o newton (N).
O que é peso na física? Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².
A aferição é feita com uma balança que deve estar zerada e calibrada em um solo nivelado. O avaliado deve estar em pé, com os pés afastados ao centro da plataforma, com o olhar reto e fixo à frente. É a medida da dimensão longitudinal do corpo, e deve ser feita com um estadiômetro, ou utilizando uma trena.
PESA é o acrônimo do termo “Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration”. Trata-se de um método de extração de espermatozoides indicado para homens inférteis, portadores de azoospermia obstrutiva.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Os halteres e pesos para malhar são acessórios ótimos para quem deseja fazer exercícios para os grupos musculares dos membros superiores. A partir da variação de ambos, é possível realizar atividades físicas específicas para ombros, costas, peitoral e, principalmente, braços.
Basicamente, podemos classificar como “peso livre” qualquer objeto que possa ser movido livremente em um espaço tridimensional. Ao realizar a ação de mover pesos livremente, o corpo utiliza, além do músculo primário responsável pelo movimento, também músculos que auxiliam no movimento, conhecidos como sinergistas.