Como é chamado o profissional formado em Odontologia?
Explicando de forma simples, o cirurgião-dentista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de condições que afetam os ossos, os dentes, as gengivas, a língua e outras estruturas bucais.
O profissional formado em Odontologia recebe o título de cirurgião-dentista e, após realizar o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), poderá trabalhar no cuidado e na promoção da saúde e da estética bucal.
O profissional de Odontologia, que ainda pode ser chamado de odontologista, tem duas grandes frentes de atuação: prevenção e cura de doenças relacionadas à boca e estética. Ele pode trabalhar em ambas, mas a maioria dos dentistas opta por se especializar em uma área e seguir a carreira nela.
Dentista, cirurgião-dentista, médico dentista, médico-orofacial ou odontologista é um profissional da saúde especializado em odontologia, responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático e estruturas anexas.
Quem se forma em Odontologia é cirurgião-dentista?
O profissional formado em odontologia é conhecido como cirurgião-dentista e possui várias funções importantes ligadas a nossa saúde bucal. Esse profissional cuida de todo o sistema estomatognático, que é formado pela boca, maxilar, ossos da face, além de outras estruturas associadas a essas partes do corpo humano.
COMO É O CURSO DE ODONTOLOGIA? | Trilha de profissões
Quem se forma em Odontologia é considerado doutor?
Médico, assim como qualquer simples mortal só é doutor se tiver doutorado, pelo menos aqui no Brasil. Nos países anglófonos os formados em medicina, direito, odontologia entre outros já conquistam o “doutor” junto à profissão: JD (Juris Doctor), MD (Medicine Doctor), DDS (Doctor of Dental Surgery) respectivamente.
Atualizado em 25/08/2023. Frequentemente, profissionais como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou doutora.
Segundo ele, o instituto não possui o direito de conferir o grau de doutor em odontologia, visto que nenhuma lei nem regulamento oficial possibilita isso.
Lembramos aqui, que a graduação em Odontologia já dá o título de cirurgião-dentista ao formando, mas a especialização em determinada área da Odontologia abre um leque muito maior de possibilidades para o profissional.
Muita gente se pergunta por que odontologia não é medicina. A questão faz todo o sentido. Afinal, ambas as profissões cuidam da nossa saúde. Contudo, enquanto a odontologia se restringe à saúde bucal, a medicina fica com o restante do corpo.
Os profissionais dessa área, conhecidos como dentistas ou cirurgiões-dentistas, são responsáveis por cuidar da saúde bucal das pessoas, realizando procedimentos como limpeza dental, restaurações, extrações, tratamento de canal, implantes, correção de sorriso gengival, clareamento dental, ortodontia, entre outros.
O dentista é o profissional responsável pelos cuidados com a saúde dos dentes e da boca. O profissional formado em Odontologia pode se engajar no diagnóstico, na prevenção e nos tratamentos das mais diversas doenças e alterações bucais.
Duração. Por padrão, a graduação de Odontologia tem duração média de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Além das disciplinas obrigatórias e dos conhecimentos obtidos em sala de aula, o estudante também deve cumprir horas de estágio e práticas em laboratórios.
Um dentista é um profissional da saúde que trabalha no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e condições que afetam os dentes, gengivas e outras estruturas bucais.
Os profissionais da Odontologia, são odontologistas, conhecido popularmente como dentista ou cirurgião-dentista. A profissão tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. Além de cuidar dos ossos da face, a língua e articulações da mandíbula com o crânio.
Embora existam diferentes nomenclaturas, dentista, odontologista e odontólogo são termos para nos referirmos ao mesmo profissional. Segundo a Drª Camila, não existe diferença entre o dentista e o odontologista, por exemplo. “Na verdade, os termos são sinônimos.
Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado. Sendo assim, existem doutores em Medicina, Direito, Psicologia, Letras, Odontologia, Administração, Jornalismo e em todas as áreas do conhecimento.
Atualmente, qualquer profissional pode ser intitulado de doutor, desde que tenha concluído o doutorado e conquistado a titulação após apresentar sua tese. Os psicólogos, veterinários, dentistas e outros profissionais podem então receber esse tratamento.
O Projeto de Lei 4405/19 passa a denominar o cirurgião-dentista de médico-orofacial e a odontologia de medicina orofacial. A proposta altera as leis que regulamentam o exercício da Odontologia (Lei 5.081/66) e os respectivos conselhos da profissão (Lei 4.324/64).
Médico Orofacial, Médico Bucofacial ou Médico Estomatologista são sinônimos atribuídos ao título de Cirurgião Dentista para estes profissionais no Brasil; já em Portugal, os Licenciados com Mestrado Integrado em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas.
Isto é, tanto eles quanto especialistas em periodontia, endodontia, odontopediatria e outros, são formados em Odontologia. Da mesma maneira que ocorre com médicos, esses profissionais têm a formação básica em clínica geral e podem procurar especializações em determinadas áreas. Então, todo odontologista é um dentista.