O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio, além de também corresponder ao centésimo vigésimo primeiro século do Calendário Holoceno.
Revolução Industrial: o que foi, resumo, fases. A Revolução Industrial foi o evento histórico que causou grandes transformações nas relações de trabalho e no sistema de produção de sua época.
O século XIX é conhecido como o século da história. Podemos dizer que o século XX foi o século da historiografia. O século XIX exaltou a história, fervorosamente confiante em sua capacidade de dar subsídio a construções históricas que então se queria engendrar — como a nação.
Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas.
O número romano XIX corresponde a versão do natural 19 (dezenove). Ele é formado pela soma de dois números-chave: o decem (X= 10), que aparece duas vezes, e o unus (I = 1).
Editado pela última vez em 8 de setembro de 2024. 2024 (MMXXIV, na numeração romana) é um ano bissexto do século XXI que começou numa segunda-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais são GF.
O século XIX foi uma era de descobertas e invenções científicas em rápida aceleração, com desenvolvimentos significativos nos campos da matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia que lançaram as bases para os avanços tecnológicos do século XX.
Mas, se o século XIX é conhecido como o século da História, foi também porque nessa época surgiram correntes teóricas que buscaram dar à História caráter de disciplina e de Ciência.
Outro símbolo utilizado é o "xVx" (Vegan Straight Edge), símbolo utilizado pelos edgers que também se abstêm do consumo de carnes e outros derivados de origem animal, tanto no âmbito alimentar quanto para uso (bolsas, sapatos, roupas, etc).
Por que o século XIX e considerado um século longo?
Assumindo o papel de especialista em século XIX, continuou no tema 12 anos depois ao publicar A era do império (1875 a 1914). Cunhou então a expressão “o longo século XIX”, período de 125 anos (entre 1789 e 1914) que condensou as mudanças que moldaram o mundo contemporâneo como o conhecemos.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
O século XIX apresentou uma série de invenções importantes e, pode-se dizer que, também foi século da invenção das ciências biológicas: 1821 – inventou-se o motor elétrico. 1824 – fundou-se a dinâmica do calor ou termodinâmica. 1843 – surgiu o primeiro telégrafo elétrico.