A atenção é uma função cognitiva que nos permite focar e manter o interesse num determinado estímulo ou tarefa, ou seja, a atenção envolve uma resposta seletiva. A atenção é influenciada pelas nossas necessidades.
A atenção é o processo pelo qual a consciência é direcionado para determinado estímulo (de origem externa ou interna), que pode ser uma imagem perceptiva ou representativa, um afeto ou um pensamento. Há uma concentração de atividade mental em um determinado objeto (ou alguns objetos) em detrimento dos outros.
A partir da visão sócio-histórica de Luria e Vygotsky, a atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.
A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder predominantemente os estímulos que lhe são significativos em detrimento de outros.
A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.
Fazer com que algo seja notado ou destacado (ex.: chamo a atenção do público para o que se segue). Despertar interesse ou curiosidade (ex.: este vestido chama muito a atenção).
A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado.
As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.
A atenção é a capacidade que temos de focalizar um objeto ou grupo de objetos externos(sensoriais) ou internos(pensamentos) que aparecem aos nossos sentidos. Esse processo é indispensável para que os dados a serem salvos no banco de memórias sejam isolados e enviados ao processo de gravação.
Vários fatores influenciam a atenção: contexto, características do estímulo, expectativa, motivação, relevância da tarefa, estado emocional e background. Diferentes modalidades de atenção (visão, audição...) geram diferentes estímulos mentais em áreas diferentes do cérebro.
Ela é importante para que a concentração se desenvolva, sendo um dos fatores primordiais no processo da leitura, escrita, desenvolvimento cognitivo, interação e aprendizagem. A falta de atenção, distração ou não concentração são um dos fatores mais comuns apresentados como causas da não aprendizagem.
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
A neurociência da atenção tem revelado a existência de redes neurais específicas envolvidas nesse processo. Uma das principais redes é conhecida como rede de atenção dorsal, que está relacionada à seleção e ao direcionamento da atenção espacial. Essa rede envolve áreas como o córtex parietal e o córtex pré-frontal.
O foco de atenção é um conceito fundamental no campo da psicologia cognitiva que se refere à capacidade do ser humano de direcionar sua atenção para estímulos específicos em meio a um ambiente repleto de informações.
Concentração é a capacidade de manter o foco numa atividade que você está realizando. Atenção é perceber os detalhes da atividade que você está realizando no momento. Vamos de exemplo? A falta de concentração por exemplo, é quando você está estudando e lembra que deveria ter ligado para sua mãe.
A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras.
Além de dormir bem, programe pequenas pausas durante o dia, pois nosso cérebro precisa de descanso para trabalhar e assimilar informações. Quando os momentos de pausas não existem, o caminho para a fuga da concentração fica aberto. 2. Alimente-se bem Pular o café da manhã prejudicará sua capacidade de se concentrar.
É a habilidade de perceber, selecionar e processar informações sensoriais ou cognitivas relevantes em determinado momento; a concentração está ligada à capacidade de direcionar e sustentar a atenção e o foco em um objeto ou atividade específica, enquanto se mantém uma redução na consciência de estímulos irrelevantes.
Entenda cada atributo essencial da atenção primária. Como vimos anteriormente, existem quatro atributos essenciais na atenção primária: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.
Os princípios da Atenção Primária à Saúde que regem tanto os atendimentos do SUS quanto da RAS, segundo o artigo 3º, do Anexo XXII, da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), são a universalidade, a equidade e a integralidade.
A forma mais elementar de manifestação da atenção é chamada atenção involuntária. Esta é considerada um fenômeno natural e tem, em sua base, a ocorrência do reflexo orientado e da ativação de respostas a determinados estímulos novos, que se extinguem paulatinamente na medida em que ocorre a adaptação.
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.