O headcount é um indicador que fornece números importantes para que o RH tome decisões sobre pessoas e o orçamento direcionado a elas. Com ele, é possível ser mais assertivo em estratégias que impactam diretamente no funcionamento de uma empresa.
O headcount, muito conhecido como HC, é o ponto de partida, a base sobre a qual toda a estratégia de recursos humanos é construída. Ele representa o número total de funcionários em uma organização em um determinado momento, fornecendo uma visão instantânea da força de trabalho disponível.
Não existe nenhuma fórmula específica para calcular o headcount. Para chegar ao número exato desse indicador, basta ao RH fazer a soma total do número de funcionários contratados em sua organização, independente do horário.
Headcount, em sua essência, significa a contagem total de colaboradores em uma empresa. De acordo com especialistas, isso inclui todos, desde funcionários em tempo integral e meio período até temporários e terceirizados. Não se trata de apenas um número, mas de uma janela para a estratégia empresarial.
Como calcular headcount? Para fazer o cálculo de headcount você precisa somar todos os colaboradores da organização. Ou seja, somar trabalhador por trabalhador, independentemente de seu cargo, função, de estarem atuando temporariamente ou não. Na soma, exclui-se qualquer desses e outros critérios.
O head de vendas é o responsável por gerenciar pessoas e metas dentro das empresas. É ele quem está lado a lado da sua equipe, motiva, treina e analisa números para aprimorar cada vez mais o processo. Quando alguém é promovido a head de vendas, é preciso tomar algumas ações para começar com pé direito.
Qual a principal finalidade do indicador de headcount na área de gestão de pessoas?
A finalidade do indicador headcount é avaliar o número de colaboradores para que a força de trabalho, em uma empresa, seja utilizada de forma mais eficaz. Para que esse resultado seja alcançado, porém, o gestor de RH precisa ter em mãos dados sólidos a respeito do número de colaboradores e também das vagas em aberto.
A tradução de Headcount para o português, literalmente, é contar cabeças, ou contagem de cabeças. Logo, explicando o que é Headcount de uma forma mais bonita, trata-se do número de pessoas empregadas em uma organização.
Diferença entre headcount e FTE (Full-Time Equivalent)
A principal diferença entre essas métricas é que, enquanto o headcount se refere ao número de funcionários de uma organização, o FTE foca nas horas trabalhadas em tempo integral por esses colaboradores.
Você simplesmente deve contar o número total de funcionários contratados em sua organização, independente do horário de trabalho. A partir desse número total, é possível começar a olhar para algumas segmentações, dividindo a contagem por turno de trabalho, cargo, equipe, filial entre outros.
O CH, sigla que significa “coeficiente de honorários”, faz parte da precificação de procedimentos. Para cada procedimento definido nesta tabela, existe uma quantidade de CH a ele vinculada. Para se chegar ao valor final, multiplica-se a quantidade de CH prevista, pelo valor da CH definido em contrato.
Nisso, quem pode ajudar a Qualidade diretamente é o setor de RH. Mas se você busca uma metodologia simples para identificar as competências, conheça o conceito CHA – conhecimento, habilidade e atitude.
Recursos Humanos, ou RH, de uma empresa são todas as pessoas que fazem parte da organização. Já a gestão de Recursos Humanos, gestão de RH ou gestão de pessoas é a administração desses funcionários visando alinhar os objetivos da empresa com os colaboradores e promover a satisfação profissional.
O head pode ser um gerente-geral ou um diretor-geral. No entanto, por ser filial, o gerente-geral estará em um nível equivalente ao de gerente sênior, o diretor-geral em um nível equivalente ao de diretor sênior. Ou seja, ambos respondem a um presidente.
Hoje quem trabalha como Gerente de Vendas ganha em média um salário de R$ 4.190,00. E antes de se tornar Gerente de Vendas, 10% foi Vendedor e depois 6% se tornou Gerente Comercial.
O que é headcount? Na gestão por dados, ele é um dos mais importantes indicadores de performance para o setor de Recursos Humanos. Trata-se do número de colaboradores que trabalham em uma empresa e pode dizer muito sobre a eficiência do negócio.
No cargo de Atendente de Call Center se inicia ganhando R$ 957,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.332,00. A média salarial para Atendente de Call Center no Brasil é de R$ 1.090,00. A formação mais comum é de Ensino Médio (2º Grau).
A palavra em inglês significa literalmente contagem de cabeças. Portanto, em resumo, headcount é a quantidade de pessoas que trabalham em uma organização.