Para a fabricação do corante, as cochonilhas são colhidas, secas e trituradas, resultando na produção de um pó de cor vermelho escuro. A tinta extraída é fervida, filtrada e misturada com sais de alumínio para a fabricação do corante.
Um dos corantes mais utilizados na indústria de alimentos é o carmim, que é feito a partir de insetos esmagados! Este pigmento alimentar é extraído de insetos conhecidos como cochonilhas e é referido como ácido carmínico ou simplesmente carmim.
Balas, batidas, cereja em calda, coberturas e xaropes para gelados comestíveis, cobertura para bolos, geleia, iogurtes aromatizados, néctares de frutas, produtos de confeitaria, sobremesas, produtos cárneos e embutidos, sucos de frutas, bebida lactea, etc.
Os corantes podem ser caramelo, derivados da queima de açúcar; naturais, à base de plantas ou animais; e artificiais, "sintetizados por via petroquímica ou do alcatrão do carvão mineral", como descreveu Giannini.
SAIBA TUDO SOBRE O CORANTE VERMELHO CARMIN / COCHONILHA • VegetariRANGO
Como extrair corante da cochonilha?
Para a fabricação do corante, as cochonilhas são colhidas, secas e trituradas, resultando na produção de um pó de cor vermelho escuro. A tinta extraída é fervida, filtrada e misturada com sais de alumínio para a fabricação do corante.
Mesmo entre os produtos naturais pode haver aqueles que fazem mal. É o caso do carmim, também conhecido como cochonilha ou vermelho natural 4. Ele traz sintomas de alergia em algumas pessoas, como inchaço facial, chiado no peito, erupções cutâneas e complicações intestinais.
A cochonilha (Dactylopius coccus) é um pequeno inseto nativo da América do Sul tropical e subtropical, assim como do México e Arizona. Estes insetos vivem nas folhas de cactos de pera espinhosa, alimentando-se da umidade e dos nutrientes da planta.
De forma geral, os corantes artificiais têm números em sua nomenclatura como, por exemplo, tartrazina (E-102) ou vermelho 40, corante vermelho mais artificial. Em alguns casos, empresas usam uma numeração que é padronizada internacionalmente para mascarar a presença desses elementos nos alimentos ou bebidas.
E120 é o nome dado ao carmim utilizado na indústria alimentar. E, como já detalhamos em outros artigos, o carmim é um corante que tem um tom muito poderoso que é obtido naturalmente do Cochonilha.
Os principais corantes naturais utilizados no Brasil são: urucum, cúrcuma, luteína, clorofila, páprica, caroteno natural, antocianinas, beterraba, carbo vegetabilis (carvão vegetal), entre outros (FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 18, 2011).
As cochonilhas são utilizadas na indústria da carne, produtos lácteos, cosméticos de alta qualidade (tintas para os lábios, esmaltes), doces, bebidas alcoólicas, produtos farmacêuticos, têxteis, pinturas históricas e também em tintas industriais de alta qualidade (para edifícios com design de luxo ou históricos).
Embora seja pequeno e pouco conhecido do público em geral, a cochonilha tem sido usada há séculos como fonte de corante natural. Esses insetos produzem um pigmento vermelho intenso chamado ácido carmínico, que é extraído de seu corpo e utilizado como corante em diversas indústrias.
Para fazer o corante nas cores vermelha e rosa, você pode utilizar suco de beterraba crua ou cozida. Uma pequena quantidade de suco de beterraba oferece um tom bonito de rosa, já para o vermelho precisa-se de uma quantidade maior de suco. Você também pode utilizar uma fruta vermelha, como framboesa, por exemplo.
Na elaboração de alguns tipos de iogurtes, os corantes costumam ser usados, principalmente, na elaboração dos preparados e caldas que são adicionados à massa do iogurte.
O corante alimentar usado no experimento é o tartrazina, também conhecido como Amarelo No. 5. Ele é comumente usado para dar cor amarela a uma variedade de produtos, incluindo o salgadinho Doritos, o refrigerante Mountain Dew e o clássico M&Ms.
O corante de cochonilha é utilizado em produtos como biscoitos, gelatinas, recheios de bolacha, iogurte, balas, pirulitos, sorvetes, licores, refrigerantes, chocolate, leite de soja de frutas, carnes processadas, geleias, sucos, rações de animais e muitos outros produtos.