A lã é derivada da pelagem da ovelha, da vicunha, da alpaca, da alpama ou da lhama que, depois de tosquiado, é processado industrialmente para usos têxteis, limpeza e coloração.
A lã é lavada com água fria de forma a reter uma parte da lanolina, um óleo natural que as ovelhas produzem e que deixa a lã mais suave. Após a lavagem a lã é deixada ao sol para secar sobre uma cerca ou um jirau. After the shearing, only the fleece will be used for weaving.
Basicamente, o fio de lã é um tipo de fio produzido a partir da fibra natural de ovelhas, alpacas ou outras fibras de animais lanosos. A lã é conhecida por suas propriedades únicas, como isolamento térmico, elasticidade e durabilidade, tornando-a uma escolha popular para o tricô.
A composição química da lã é a seguin- te: Carbono 52 %, Oxigênio 22 a 25 %, Nitrogênio 16 a 17 %, Hidrogênio 7 %, Enxofre 3 a 4 %, cálcio 0,09 a 0,12 %, fósforo 0,017 a 0,023 % e uma quantidade inde- finida de sódio (Vieira, 1967; McGregor, 2012).
A lã é derivada da pelagem da ovelha, da vicunha, da alpaca, da alpama ou da lhama que, depois de tosquiado, é processado industrialmente para usos têxteis, limpeza e coloração.
A lã é a mais antiga fibra natural animal usada pelo homem para se proteger de temperaturas baixas. OS registros mais antigos apontam o Oriente Médio, seguindo pela Europa, até chegar em terras tupiniquins.
Em ordem decrescente, carneiros, capões e ovelhas têm maiores produções de lã. Fêmeas gestantes e/ou lactantes produzem em torno de 14% menos lã comparado a vazias. Da mesma forma, fêmeas de parto gemelar e borregas produzem de 5 a 10% menos lã.
A lã não suporta temperaturas elevadas; ela encolhe rapidamente. O algodão é colhido do algodoeiro e produzido para fazer camisetas, por exemplo; já a lã tem origem animal. A pessoa deve separar esses tecidos ao lavá-los. Este experimento mostra outra diferença entre lã e algodão.
No caso da lã natural, esta fibra é produzida a partir da tosquia de ovelhas, onde o material é lavado e cardado. Depois é convertido em fios usados na fabricação dos tecidos. A lã é bastante usada na fabricação de roupas, cobertores e materiais para tapeçaria, como na produção de tapetes para decoração de cômodos.
Qual a matéria-prima de novelo de lã? Os novelos de lã podem ser feitos de lã natural de ovelhas ou de fibras sintéticas que imitam as propriedades da lã.
Pensa-se que, na Mesopotâmia, os primeiros povos agricultores descobriram que podiam usar a lã das suas ovelhas, sem ter de as matar, e as mesmas ovelhas poderiam produzir mais lã nos anos seguintes. Esta foi uma grande descoberta que impulsionou a utilização da lã para o fabrico de tecidos.
A lã é proveniente da tosquia de ovelhas. Em certo período do ano, os ovinocultores – que são os criadores de ovelhas e carneiros – precisam retirar parte da lã do animal para que ele fique mais leve. Dependendo da raça destes animais a fibra pode ser utilizada para a produção de fios.
A lã de vucana é considerada a mais cara do mundo porque as ovelhas só podem ser tosquiadas a cada três anos. Este tecido pode ser usado tanto para o vestuário, quanto para decoração. A faixa de lã vucana vai de US $ 1.800 a US $ 3.000 por metro.
Está enganado quem pensa que só por ser lã o merino tem que ser usado somente durante o inverno, mas o tecido possui propriedades capazes de manter o equilíbrio e conforto térmico, tanto no frio quanto no calor.
A vicunha era sagrada para os antigos incas, que valorizavam o material pela sua maciez e calor e a reservavam para a realeza. Estamos falando de um material mais fino que a caxemira e extremamente quente. O seu longo e rigoroso processo de produção a tornam a mais cara e rara do mundo.
“Hoje, o rendimento em lã é de 12 a 15 quilos, e um animal adulto pode chegar a 110kg”, revela Fernandes. Nestes 90 anos, o número de cabeças passou por oscilações que seguiram os ritmos do mercado para a lã e carne de ovinos.
De cada ovelha ou carneiro criado no Rio Grande do Sul são retirados, em média, 3,5 quilos de lã. A meta da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos é fazer com que os produtores atinjam 5 quilos. Um animal pode produzir por até 12 anos, com qualidades e quantidades diferentes ao longo da vida.
A lã é um tipo especial de pelo que é encontrado em ovelhas e outros animais, incluindo lhamas, alpacas, vicunhas, cabras e coelhos. A obtenção e utilização da lã prejudicam os animais e às vezes provocam ferimentos ou doenças que os matam.
Qual a maior indústria têxtil do Brasil? O polo de Americana é considerado o maior do Brasil. Além dessa cidade, ele compreende os municípios como Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré.
A lã é um isolante térmico melhor que o algodão e justamente por isso ela é usada no inverno, quando o ambiente está mais frio, pois ela consegue reter melhor o calor do nosso corpo, impedindo que ele se propague para o meio ambiente.