Como funciona o pedido de prorrogação do INSS?
Este pedido pode ser feito pelo segurado nos 15 dias que antecedem o prazo final do benefício. Uma vez feito o pedido, se o tempo de espera para a avaliação pericial for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada e essa será a nova data final do benefício; a menos que a perícia indique prorrogação.Como fica a prorrogação do auxílio-doença 2024?
Pela segunda vez neste ano, o INSS apresentou novas regras na prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença). Agora, o benefício só poderá ser prorrogado até 60 dias após a data de cessação, desde que o segurado ainda não tenha conseguido agendar uma perícia dentro do prazo de 30 dias.O que precisa para perícia de prorrogação?
Para ambas as situações, será necessário anexar um documento médico legível e sem rasuras, como laudo, relatório e/ou atestado legível. Esse documento deve conter: O nome completo do paciente. A data de emissão.Como funciona a prorrogação automática do auxílio-doença?
Até 30 dias: a avaliação será automaticamente marcada para a data de cessação (término) do benefício; Superior a 30 dias: o benefício é automaticamente prorrogado por mais 30 dias, sem agendamento de avaliação, que ficará para a data do fim do benefício.Pedido de Prorrogação no INSS Passo a passo para pedir CORRETAMENTE
Até quando vai a prorrogação automática do INSS 2024?
Esse pedido de prorrogação sem perícia pode ser feito tantas vezes quanto o beneficiário solicitar, sendo que esses procedimentos serão aplicados até o dia 30 de abril de 2024.Como saber se meu benefício foi prorrogado automaticamente em 2024?
Os resultados dos requerimentos de prorrogação podem ser consultados diretamente no site ou aplicativo Meu INSS. A análise é feita com base nos documentos médicos enviados, sem a necessidade de uma nova perícia médica presencial.Quantas vezes o INSS pode prorrogar o benefício automaticamente?
É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.Quanto tempo leva para marcar uma perícia de prorrogação?
Até 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.O que mudou no auxílio-doença em 2024?
Em 2024, o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença é limitado ao teto máximo do INSS, que atualmente é de R$ 7.786,02. Isso significa que, mesmo que a média dos salários de contribuição do segurado resulte em um valor superior, o benefício será pago até esse limite máximo estabelecido pelo INSS.Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença em 2024?
De modo geral, o valor máximo dos benefícios previdenciários segue o teto do INSS. Desta forma, o limite do auxílio-doença é de R$ 7.786,02, segundo tabela de 2024.Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?
Vale destacar ainda que antes da Reforma da Previdência de 2019, era possível fazer a conversão após 2 anos de recebimento do auxílio-doença. Com a nova legislação, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição e cumprir outros requisitos. Entenda: Auxílio-doença indeferido?Quem libera para retorno ao trabalho?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.Como funciona a prorrogação do auxílio-doença 2024?
É possível pedir a prorrogação do benefício? O Atestemed não permite prorrogação do prazo. Caso o seguro não tenha se recuperado, pode apresentar um novo atestado, desde que o prazo total não ultrapasse 180 dias.Quando o INSS nega a prorrogação?
Se o INSS negar administrativamente a prorrogação, a ação judicial pode ser proposta sem preocupação com a questão do interesse de agir, já que ele estará configurado pelo pedido negado. Lembrando que o art. 129-A, inciso II, a, da Lei n. 8.213/1991 (incluído pela Lei n.Como saber se a perícia de prorrogação foi aprovada?
Consulta onlineO segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social. A consulta pode se dar de duas formas. Ambas informam a situação do benefício e dados do exame feito pelo perito.
Como funciona a prorrogação automática do INSS?
A medida foi estabelecida por meio de uma portaria do dia 30 de outubro de 2023 do INSS e visa facilitar a vida dos segurados que ainda não podem voltar ao trabalho. A prorrogação automática pode ser feita por meio do telefone 135, que funciona 24 horas por dia, ou o Meu INSS.Como pedir a prorrogação do benefício?
O trabalhador deve fazer o pedido pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou ligando para o número 135.Até quando posso pedir prorrogação do auxílio-doença?
De acordo com as novas diretrizes, o segurado pode solicitar a prorrogação do benefício por incapacidade temporária até 15 dias antes do término do benefício atual.O que levar na perícia de prorrogação?
Para requerer o benefício, o segurado deve apresentar:
- Documento de identificação pessoal;
- Carteira de trabalho, carnês de contribuição e o número de identificação do trabalhador;