Procedimento de infiltração: A infiltração é realizada no consultório médico. O médico limpará a área a ser tratada e aplicará anestesia local, se necessário. Em seguida, eles inserirão uma agulha fina no local afetado e injetarão o medicamento apropriado, como um corticosteroide, para reduzir a inflamação.
Em alguns casos, o ortopedista pode julgar necessário uma aplicação mais direta de medicamentos para aliviar o problema. Isso pode ser feito por meio de infiltrações de anestésicos, corticosteroides com ação antiinflamatória ou mesmo de toxina botulínica.
A infiltração no tornozelo é geralmente feita por um médico. Um anestésico local será injetado na área e então uma agulha será inserida na área afetada e a medicação será injetada.
Após quanto tempo a medicação começa a fazer efeito? O procedimento é realizado sob sedação – tipo de anestesia leve – que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.
Redução da inflamação: A infiltração envolve a administração de medicamentos, como corticosteroides, diretamente na região afetada. Esses medicamentos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação nos tecidos do pé, aliviando a dor associada ao esporão e à fascite plantar.
O procedimento é rápido, não durando mais que alguns minutos. Apesar de gerar um pouco de dor e desconforto, o procedimento é suportável. Após a infiltração, é recomendado que o paciente descanse e evite atividades físicas por, pelo menos, 2 semanas.
Na prática os valores variam entre 700,00 a 4.000,00 reais por aplicação. A infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerado um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.
A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).
Você sabia que quem tem Esporão Calcâneo pode ter direito a um benefício que paga salário mínimo por mês? O Esporão Calcâneo, também conhecido como Esporão do Calcanhar, Osteófito Calcâneo, Síndrome do Esporão Calcâneo, Calcificação do Calcanhar e Projeção Óssea do Calcâneo, é classificado sob o CID-10 M77.
Após a infiltração pode ocorrer uma reação local que pode causar dor e inchaço local, efeitos esses que podem ser controlados com gelo e medicamentos analgesicos e que costumam durar 2 a 5 dias.
Para aliviar a dor do esporão existem tratamentos simples, como o uso de palmilhas ortopédicas de silicone e a massagem nos pés, mas também é importante fazer alongamentos com a perna e o pé. Outras opções são a fisioterapia, a terapia com ondas de choque e em último caso, tem-se a cirurgia para remover o esporão.
O esporão de Calcâneo tem cura sim! Essa é uma notícia muito boa para quem sofre com esse problema tão incômodo. Costuma dizer para os meus pacientes com esporão de calcâneo que só não melhora da fascite plantar o paciente que não quer.
Os esporões calcâneos são frequentemente causados por tensões nos músculos e ligamentos do pé, alongamento da fáscia plantar ou microtraumas repetidos na região plantar. A protuberância no calcanhar é especialmente comum em atletas cujas atividades incluem corridas e saltos em grande quantidade.
6) Depois da infiltração, a água ainda continua se movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO. 7) E por último, mas não menos importante, a água também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.
A maioria das infiltrações pode ser realizada em poucos minutos, mas pode ser necessário um período de recuperação por alguns dias. Na grande maioria dos casos, é um procedimento simples, que oferece resultados rápidos e duradouros.
Exemplos de medicamentos utilizados são a triancinolona, metilprednisolona, betametasona e dexametasona. A técnica é também denominada viscossuplementação.
Diprospan® é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona. Cada mL de Diprospan® contém 5mg de betametasona como dipropionato e 2mg de betametasona como fosfato dissódico, em veículo estéril tamponado e conservado.
Qual o melhor anti-inflamatório para esporão no pé? Embora anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco sejam eficazes para aliviar a dor e a inflamação associadas ao esporão de calcâneo, é vital lembrar que esses medicamentos devem ser prescritos e supervisionados por um médico.
De quanto em quanto tempo é necessária a aplicação? Dr. Breno Pigozzo: o procedimento dura de dois a cinco minutos e a recuperação total acontece em uma a duas semanas. O efeito da infiltração dura de seis meses a um ano, dependendo da medicação usada.
Fazemos o bloqueio do nervo que vai para o pé (o nervo tibial) de forma que a sola do pé fique anestesiada. Assim a infiltração no esporão da sola do pé é feita de forma indolor e o paciente pode ir para casa imediatamente após o procedimento, sem internações.
É uma cirurgia que pode ser feita por artroscopia ou aberta. Em ambos os casos, é aplicada anestesia regional. Apesar de ser considerada uma cirurgia segura, algumas complicações podem ocorrer, como em qualquer outro procedimento. Assim, pode haver lesão do nervo, alterações de sensibilidade, fibrose e infecções.