Depende do quanto de sertralina estava usando, do que considera sintomas de abstinência e do uso ou não de outras medicações. No geral em uma semana isso se reduz bastante.
No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
O médico deve dar uma dose suficiente para eliminar todos os sintomas. Uma vez eliminados os sintomas, a medicação é mantida nesta dose por alguns meses, pelo menos. Em seguida, o médico pode tentar diminuir a dose, lentamente e observar qual é a dose mínima eficaz para que os sintomas não retornem.
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
O que acontece com o corpo quando paramos de tomar sertralina?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Em alguns casos, pode ser necessária a substituição da sertralina pela clomipramina, um medicamento mais potente. Mas é importante ressaltar que apenas um médico pode tomar essa decisão, com base na avaliação do paciente.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Sertralina pode frequentemente causar insônia ou sonolência nas primeiras semanas de uso, enquanto o seu organismo ainda não estiver adaptado e o balanceamento químico do cérebro não estiver totalmente equilibrado à substância.
A sertralina e outras medicações da classe são controladas e só devem ser paradas e retiradas com indicação médica, geralmente após resolução dos sintomas que indicaram seu uso.
A interrupção da sertralina e outros inibidores da receptação de serotonina por até 48-72h não costuma provocar efeitos adversos: Após esse período alguns sintomas como cefaleia, náuseas, dor no corpo, tontura, podem ocorrer. Sugiro reintroduzir a medicação o quanto antes.
O desmame de sertralina é fácil de se fazer, principalmente na dosagem mínima (50 mg), que está usando, porém, fale com seu psiquiatra, se for o caso ele lhe orientará como fazer, mas não faça por sua conta.
O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.
A Sertralina, como um medicamento antidepressivo, funciona para o estresse, mas tem que ser de uma maneira contínua, para um uso prolongado, pois o tempo terapêutico de uso é de 09 a 12 meses, não só para aliviar um sintoma, é para ela ter um efeito verdadeiramente terapêutico, é um uso prolongado.
Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.
Como aliviar os sintomas do desmame de antidepressivo?
Tratamento. O tratamento da síndrome de abstinência é óbvio: basta reiniciar a droga cuja retirada intempestiva foi responsável por ela. Com o reinício do tratamento os sintomas começam a melhorar já nas primeiras 24 horas.
A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
A sertralina é lentamente absorvida no trato gastrintestinal, com pico de concentração ocorrendo entre 4,5 a 8,5 horas após a ingestão. Sua meia-vida média é em torno de 26 horas.