Policloreto de Vinil (PVC) A síntese do PVC se dá a partir da polimerização do monômero cloreto de vinila: Esse processo pode ocorrer em suspensão (80% da produção mundial), emulsão ou microsuspensão (10 a 15%) e por polimerização em massa (5%).
O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).
O policloreto de vinila, abreviado como PVC, também conhecido simplesmente como vinil, é o terceiro polímero sintético mais produzido no mundo. O PVC é produzido em 2 formas: rígidas e flexíveis. Foi sintetizado em 1872 por um químico alemão Eugen Baumann.
O PVC faz parte da família dos polímeros clorados (aqueles que contêm o elemento cloro em sua cadeia polimérica) e é composto por 57% de cloro (Cl) e 43% de eteno, em massa.
[EQ101 - 2022] Processo de produção do PVC (policloreto de vinila)
Qual é a fórmula molecular do PVC?
O cloreto de vinila é um hidrocarboneto clorado com fórmula H2C=CHCl. É um gás incolor, de odor adocicado e altamente inflamável. O cloreto de vinila é instável ao calor, sofrendo decomposição. A principal aplicação do cloreto de vinila é na fabricação do policloreto de vinila (PVC).
O cloreto de vinila é um gás incolor, sendo altamente estável na ausência de luz e de oxigênio. Em sua forma líquida é armazenado sob pressão ou em baixas temperaturas. Também pode ser denominado como: cloroeteno, cloroetileno, monocloroetileno.
Esse PVC plastificado é usado em couro sintético, fraldas para bebês, cortinas, toalhas de mesa, cortinas de chuveiros, pisos, pipas, bandejas de refeições, revestimentos de fios e cabos elétricos, películas para embalar alimentos, mangueiras de jardim, brinquedos, forração de móveis e estofamento de automóveis.
As substâncias geradas ao longo do processo de fabricação do PVC (dioxinas, furanos e PCBs) são todas persistentes no meio ambiente (resistem à degradação natural), biocumulativas (penetram nos tecidos dos seres vivos) e tóxicas, podendo causar câncer, disfunção no sistema endócrino, lesões no cérebro, entre outras ...
O PVC surgiu acidentalmente, sintetizado em 1872 pelo químico Eugen Baumann quando ele esqueceu um recipiente de cloreto de vinila exposto ao sol, fazendo surgir nele um pedaço sólido de policloreto de vinila, ou PVC.
Para fazer uma limpeza mais profunda, basta utilizar sabão neutro. Em um balde, misture água com um pouco de detergente neutro, molhe bem o pano e torça-o para ficar apenas úmido. Em seguida, com a ajuda de um rodo, limpe todo o piso. Por fim, enxágue utilizando um pano umedecido apenas em água.
O PVC (Policloreto de Vinila) é um material plástico que possui uma composição interessante do ponto de vista sustentável. Cerca de 57% do PVC obtêm-se a partir do cloro. Este material é extraído do sal marinho, um recurso renovável e abundante.
Por suas características, o PVC está presente em diversos produtos hospitalares, como bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, cateteres cardiovasculares, sondas e equipamentos de alimentação enteral, cânulas de perfusão, entre diversos outros materiais utilizados em cirurgias.
O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto. Ouça o texto abaixo! A massa molar média varia de 50 000 a 100 000 g/mol.
A Pressão Venosa Central (PVC) é a pressão de retorno do sangue ao lado direito do coração e é um importante parâmetro a ser aferido em numerosas situações clínicas, cirúrgicas e experimentais. Para sua realização, utiliza-se um Cateter Venoso Central (CVC) aplicado na veia jugular.
- Olha só, o tecido PVC leva uma camada do plástico policloreto de vinila na composição, responsável pela parte reluzente do pano. Por isso o nome. - O tecido PVC é bem elástico, dando um ótimo caimento em peças mais coladas ao corpo.
O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.
A produção de PVC requer o uso de energia fóssil, o que leva à emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva mais de 400 anos para se decompor, mas é preciso ampliar informações sobre o assunto.
Policloreto de vinilo conhecido pelo nome de PVC é um plástico com propriedades únicas que surge a partir da polimerização do monómero de cloroetileno. O PVC em seu estado original é um pó amorfo e esbranquiçado.
Policloreto de Alumínio (PAC) é um coagulante pré-polimerizado de carga catiônica aplicada para tratamento de água e tratamento de efluentes. É um produto de alta eficiência no processo de coagulação e decantação, apresentando assim, consumo reduzido em relação a coagulantes convencionais.
O vinil, ou policloreto de vinil, é um tipo de plástico conhecido popularmente também como PVC, que provém do nome em inglês do material, Poyvinyl Chloride. O material é feito em partes de cloro e eteno, um derivado de petróleo.
É um disco geralmente feito de alumínio polido recoberto com um banho depositado por gravidade de laca nitrocelulósica (acetato de nitrocelulose) negra, ou (dependendo do fabricante) com tons azul ou avermelhados, e com uma espessura entre 0,6 e 1 mm.
-Moderno e tecnológico: O Vinil é um tecido moderno e tecnológico, de aparência lisa, brilhosa e de aspecto emborrachado. -Macio e com pouco caimento: O Vinil é um tecido macio e tem pouco caimento, sendo ideal para peças mais estruturadas, como casacos, saias e vestidos.