Nas fontes a que temos acesso, não encontramos a grafia "lápiz" (ou "lapiz"). Em dicionários com mais de 150 anos como o dicionário de Bluteau (1712), o de Moraes (1789) ou o de Domingos Vieira (1871), não ocorrem as formas "lápiz" nem "lapiz" – só lapis ou lápis.
O verdadeiro antepassado do lápis talvez seja o seu equivalente romano, o stylus; que consistia num pedaço de metal fino, normalmente chumbo revestido com alguma proteção (usualmente madeira) para evitar que os dedos se sujassem.
1. Artefacto , geralmente de madeira, cilíndrico, comprido e fino, cujo interior contém uma barra de grafite para escrever ou desenhar (ex.: para a prova de desenho, é preciso levar papel, lápis e borracha).
Respondendo a @gabriel Respodendo a pergunta de vocês: Qual o plural de ônibus? 🚌🚌 A resposta é simples: o plural de ônibus é ônibus mesmo, ou seja, não muda nada!
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
Só recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que não terminam em a, e, o, am, em e ens. No mais, são acentuadas as que terminam em: * i, is: júri, dândi, táxi, biquíni, safári, íris, lápis, grátis, tênis.
Grata pela atenção. O diminutivo de lápis é lapisinho ou lapisito. As palavras terminadas em -s ou -z fazem o diminutivo acrescentando -inho ou -ito: adeusinho (adeus + inho), piresinho (pires + inho), alferesinho (alferes + inho); narizinho (nariz + inho), narizito (nariz + ito), raizita (raiz + ita).
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Ténis provém do inglês 'tennis' e tem a mesma forma para o singular e plural. Com a acepção de «sapato próprio para a prática de modalidades desportivas», é vulgar algumas pessoas tomarem erradamente a consoante -s, presente neste nome, como um sufixo de plural, acabando por pronunciar o singular como “téni”.