O diploma para uma graduação EAD é exatamente igual ao obtido em uma graduação presencial. Não há nada no documento que diferencie o curso realizado entre presencial ou a distância. Na prática, portanto, tratam-se de diplomas com valores e pesos idênticos.
No seu diploma não estará especificado, nem escrito, se você fez o curso a distância. Apenas constará a sua área de formação, assim como no diploma presencial. Assim, não pense que o diploma EAD “vale menos”, nem que seja "diferente".
Então não há nada no diploma EAD que o diferencie do documento emitido por uma faculdade presencial? Não, pode ficar tranquilo! Ainda, vale destacar que nele não consta nenhuma informação sobre a modalidade cursada pelo aluno.
Enquanto um diploma é geralmente obtido após a conclusão de um programa acadêmico mais longo e abrangente, como uma graduação ou pós-graduação, um certificado de conclusão de curso está relacionado a um programa de estudos mais curto e focado.
No verso: - Nome do curso, habilitação (se for o caso), número do ato legal de reconhecimento do curso, com a data da publicação no Diário Oficial da União. - Campo para o registro do diploma (modelo em anexo) - Apostila de correção, ou de habilitação, com data e assinatura do Secretário acadêmico, quando for o caso.
A formatura de cursos EAD pode ocorrer de maneira presencial ou virtual, proporcionando um momento especial de celebração e reconhecimento pelo esforço e conquistas acadêmicas. Os formandos recebem seus diplomas, simbolizando a conclusão bem-sucedida do curso e marcando o início de uma nova fase em suas carreiras.
Dependendo da formação do seu curso a distância, seja um tecnólogo EAD ou um bacharelado, você pode tanto fazer uma cerimônia online com o coordenador do curso, professores e os demais estudantes, porém também existem instituições de ensino que celebram esse momento de forma presencial.
Assim como a educação presencial, os cursos EAD, devidamente regulamentados e ministrados em instituições credenciadas, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e logo, possuem a mesma credibilidade, oferecendo ao aluno um diploma válido em todo o território nacional, após a conclusão do curso.
Sim, nos termos do Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.
Nesse sentido, fazer faculdade EAD vale a pena para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão de conquistar seu diploma. Isso porque para manter uma estrutura física e cursos presenciais o valor necessário é muito maior e a mensalidade pode não ser compatível com o orçamento.
Quem faz faculdade EAD precisa fazer prova presencial?
Quem faz faculdade EAD tem que fazer prova presencial? Sim. Para obter o reconhecimento do MEC, os cursos superiores EAD precisam descrever como será o processo de avaliação dos alunos.
Quais são as 3 vantagens de optar por um curso à distância?
Como o aluno não precisa se deslocar até uma instituição de ensino, ele economiza tempo e dinheiro com transporte, alimentação e outras despesas relacionadas. Além disso, muitos cursos a distância têm preços mais acessíveis do que os presenciais.
Tanto o diploma quanto o certificado são emitidos no final da graduação, quando o estudante já cumpriu todas as exigências do curso superior ao qual está matriculado. No entanto, o certificado é emitido pela faculdade antes do diploma e mais rapidamente.
Cursos a distância tem TCC? O trabalho de conclusão de curso, ou TCC como é chamado pelos estudantes, é um trabalho obrigatório tanto para os alunos que estudam na modalidade presencial como a distância.
Mesmo que o MEC não imponha a obrigatoriedade do TCC, grande parte das instituições no país acabam optando pela sua realização. O TCC é normalmente aplicado para as modalidades de bacharelado e licenciatura. Já os cursos tecnólogos podem ou não ter TCC.
Mas no caso das férias da faculdade EAD muitas pessoas ficam com dúvidas sobre a existência delas, afinal, nessa modalidade os alunos acompanham as aulas sem precisar ir até a faculdade. A boa notícia é que os cursos de graduação EAD têm férias, assim como os cursos presenciais e semipresenciais.
Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação. Se você tem o tempo mais livre é interessante que tente pôr em prática esse tempo de estudo.
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.
A determinação do MEC também aponta que só é necessária a assinatura dos responsáveis pela instituição de ensino. O aluno não tem obrigatoriedade, pois o seu nome já consta como concluinte no diploma.
O diploma é um documento oficial que deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para emitir um diploma a instituição deve ser reconhecida pelo MEC, assim como os cursos por ela ofertados. Os estudantes que recebem o diploma estão habilitados a exercer a profissão em todo o território nacional.