Os tipos de pavimentos são divididos da seguinte forma: flexível, semirrígido e rígido. Os pavimentos flexíveis e semirrígidos possuem revestimento a base de materiais betuminosos e os pavimentos rígidos são obtidos com a utilização de concreto.
Existem diferentes tipos de pavimento, sendo flexível, semirrígido e rígido, além da pavimentação classificada como sustentável. Cada uma dessas opções tem suas características, que fazem com que sejam mais ou menos adequadas para determinadas vias.
Segundo SANTANA (1993), Pavimento é uma estrutura construída sobre a superfície obtida pelos serviços de terraplanagem com a função principal de fornecer ao usuário segurança e conforto, que devem ser conseguidos sob o ponto de vista da engenharia, isto é, com a máxima qualidade e o mínimo custo.
A pavimentação significa a construção e revestimento de superfícies, como estradas, ruas, calçadas, pátios, estacionamentos e áreas industriais. Essa construção é feita com materiais adequados para permitir o tráfego de veículos e pedestres.
PAVIMENTO - Conjunto de áreas cobertas ou descobertas em uma edificação, situadas entre o plano de um piso e o teto imediatamente superior, admitindo-se um desnível máximo de 1,50m.
Qual a diferença entre os pavimentos rígidos e flexíveis?
De acordo com a docente do Instituto Mauá de Tecnologia, o pavimento rígido normalmente é dimensionado para 20 anos, enquanto o pavimento flexível para 10 anos. “O pavimento flexível requer maior número de manutenções, possui superfície mais escorregadia quando molhada e menor índice de reflexão de luz.
O asfalto é o material mais utilizado na pavimentação de vias de tráfego, principalmente devido às suas características de flexibilidade e facilidade de execução. Neste tipo de pavimento, diferentemente do pavimento rígido, as cargas são distribuídas nas camadas subjacentes e são suportadas pela fundação.
Ele se refere à quantidade de andares ou pisos que compõem um edifício ou uma estrutura. Essa medida é importante tanto para a definição do projeto arquitetônico quanto para a análise de viabilidade e custos da construção.
O número de pavimentos é uma medida utilizada para descrever a quantidade de andares ou pisos de um edifício. É um fator importante na arquitetura e na construção civil, pois determina a altura e a capacidade do prédio.
Hoje a definição legal é “subsolo aflorado”. Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.
O pavimento tipo, também conhecido como pavimento padrão, é o modelo de apartamento que se repete com frequência em um prédio. Geralmente, ele fica localizado entre o pavimento Garden e o pavimento onde fica a cobertura.
Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
Como o nome sugere, o pavimento rígido é aquele que apresenta um elevado nível de rigidez em relação às camadas inferiores, além de uma espessura fixa como resultado da resistência à flexão das placas. As placas de cimento conseguem absorver todas as tensões das forças aplicadas, dividindo a compressão.
De acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as ruas de concreto são reconhecidas por sua maior durabilidade, que é cerca de três vezes mais do que a das ruas de asfalto.
A principal diferença entre um cabo flexível e um cabo rígido é justamente a sua composição. Enquanto que o cabo flexível tem mais características internas, para condução de fios em locais que precisam de flexibilidade, o fio rígido é mais duro e por isso é mais indicado para espaços que podem ter uma fiação reta.
A função do pavimento é melhorar as condições de tráfego para que essas operações sejam mais viáveis, confortáveis e seguras. Assim, ele também contribui com a menor ocorrência de acidentes e a redução de custos para realização de movimentações.
O andar no nível do solo ou da rua é chamado de "térreo" (ou seja, não precisa de número; o andar abaixo é chamado de "porão" e o andar acima é chamado de "primeiro") em muitas regiões.