Sintomas da gestação gemelar Entre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez de gêmeos?
"Os sintomas da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica, podendo variar de gestante para gestante", explica Ribeiro.
Se você estiver grávida de gêmeos ou múltiplos, o momento em que sua barriga começar a aparecer pode chegar um pouco mais cedo. Você provavelmente ganhará peso mais rapidamente do que se estivesse carregando um único bebê, então sua cintura pode inchar um pouco mais cedo.
O especialista explica que a gestação gemelar pode ocorrer de duas maneiras: 1) por meio da divisão de um óvulo fecundado em mais de um embrião, resultando gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos; 2) a partir da fecundação de mais de um óvulo por espermatozóides diferentes.
GRAVIDEZ DE GÊMEOS | GRAVIDEZ GEMELAR UNIVITELINOS, BIVITELINOS, Como acontece? Boa Gravidez
Como sei que estou grávida de gêmeos?
Ultrassonografia como método de confirmação
Este método é extremamente confiável para identificar se uma gestação é gemelar. Durante o exame, o médico ou técnico de ultrassonografia será capaz de visualizar os fetos e determinar se são dois ou mais.
No geral, o primeiro movimento mais perceptível de gêmeos acontece por volta das 16 semanas — e não 20, como geralmente acontece em uma gravidez univitelina. Isso se deve ao fato de que o mesmo espaço está sendo compartilhado por dois fetos, aumentando a percepção ao toque e ao movimento, mesmo que ele seja mais sutil.
Por exemplo, na 6ª ou 7ª semana, o ideal e esperado é que o beta esteja em torno de 2000 a 4000 mlU/ml de HCG. Se esse valor ultrapassar 4000 mlU/ml, pode ser indicativo de gravidez gemelar.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).
É possível descobrir gravidez de gêmeos na hora do parto?
Exames na gravidez indicavam apenas um feto. A jovem Karine Barros descobriu que estava grávida de gémeos apenas durante o parto, em Cuiabá, no Brasil. Os exames durante a gravidez apontavam para a presença de apenas um feto.
Malformação fetal: malformações cardíacas ou do tubo neural, estão entre os riscos dos fetos que dividem a mesma placenta, por exemplo, que podem desenvolver ainda condições como a Síndrome da transfusão Feto-Fetal, resultando, muitas vezes, na morte de um deles.
¿Em que semana de gravidez uma gravidez de gêmeos é detectada por ultrassom? Seu médico poderá determinar se você está tendo mais de um bebê no primeiro ultrassom, que geralmente é feito por volta da semana 12.
Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.
Gravidez gemelar significa que há dois ou mais fetos no útero, e alguns fatores podem desencadear isso, principalmente a genética. Para confirmar esse tipo de gestação, são solicitadas ultrassonografias e ecografia obstétrica, ambas responsáveis por identificar o quanto antes, podendo iniciar o pré-natal adequado.
Confira informações sobre a gestação de gêmeos e prepare-se para a chegada dos seus dois bebês. Na 5ª semana, cada embrião terá sua própria placenta e bolsa amniótica. Eles ficarão acomodados lá até o final da gravidez, momento em que há o rompimento da bolsa.
Um valor de hCG acima da média pode indicar uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos, mas é preciso confirmar isso com um exame de ultrassom. “O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml, mas chega até 400 mIU/ml em uma gestação múltipla”, diz ela.
O gêmeo mais velho é aquele que nasce primeiro . Não importa se os gêmeos nascem de parto normal ou cesariana; o primeiro a sair do útero é considerado o mais velho. Este pode ser o bebê que foi rotulado como bebê A durante os ultrassons, mas pode não ser se o outro conseguir sair primeiro.
Não há como prever com precisão se você terá ou não gêmeos. E não há nada que você possa fazer para garantir uma gravidez gemelar. Todo mundo tem chances de ter gêmeos. As chances de algumas pessoas apenas são um pouco maiores do que das outras.
Quem possui gêmeos na família tem mais chances de engravidar de gêmeos – VERDADE. Sim, principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas, ou até mesmo ter tido filhos gêmeos, as chances de uma gravidez dupla são maiores.
Qual o tempo ideal para fazer a primeira ultrassom?
OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.