O que acontece se ler bastante?
Além do impacto na imaginação e na comunicação, ler com frequência exercita partes importantes do cérebro, e o resultado disso é a manutenção de diversas funções cruciais para uma vida saudável. Confira os principais motivos que reforçam a importância da leitura: Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade.O que acontece com a pessoa que lê muito?
Além de proporcionar um momento de prazer, ler estimula a criatividade, expande o vocabulário, ajuda a diminuir o estresse e ativa o cérebro promovendo a saúde mental. Isso tudo eleva as capacidades cognitivas, como coordenação motora, adaptabilidade, memória, percepção, foco, linguagem, entre outras.Faz mal ficar muito tempo lendo?
OS PROBLEMAS QUE A LEITURA PROLONGADA PODE ACARRETAR A VISÃOSegundo um estudo feito pela American Academy of Ophthalmology, as pesquisas realizadas revelam que a leitura prolongada pode não apenas acarretar, mais também intensificar os sintomas da “síndrome do olho seco”.
O que acontece quando lemos muitos livros?
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.O INCRÍVEL PODER DA LEITURA | o que acontece quando você cria o hábito de ler
O que a leitura pode causar?
Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.Quem lê muito fala bem?
Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.É ruim ler no escuro?
A leitura em locais mal iluminados, na verdade, não afeta a visão de forma permanente, mas acaba causando um cansaço temporário nos olhos e dores de cabeça. Enquanto o espaço está escuro, ocorre a dilatação da pupila para ampliar a entrada de luz, afetando ainda a qualidade do foco visual.Faz mal ler à noite?
Ao ler no escuro, seus olhos precisam fazer um esforço maior para focar nas letras, o que pode levar ao cansaço ocular, causando sintomas como: Vista cansada: Sensação de peso e ardência nos olhos. Dor de cabeça: Tensão na região dos olhos e ao redor da cabeça. Visão embaçada: Dificuldade para focar nas imagens.Como a leitura aumenta o QI?
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.O que acontece quando lemos todos os dias?
É o que diz um estudo publicado pelo jornal Neurology, pois quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, contribuindo para retardar os sintomas de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso ocorre porque a leitura potencializa a memória e a aprendizagem.Por que ler te deixa mais inteligente?
Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!É bom ler todos os dias?
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.Pode ler o dia todo?
1 – A leitura diária potencializa a sua saúdeA leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.