Um agente comercial é um profissional responsável por promover e vender produtos ou serviços em nome de uma empresa ou cliente. Essa função envolve diversas atividades, incluindo a prospecção de novos clientes, a manutenção de relacionamentos comerciais, a negociação de contratos e a busca por oportunidades de vendas.
Alguns dos cargos mais comuns incluem Diretor Comercial, Gerente de Vendas, Sales Ops, Analista de Inteligência Comercial, dentre outros. Cada um desses profissionais deve trabalhar em conjunto para garantir o sucesso das vendas e o crescimento dos negócios.
Empresário nada mais é do que aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica de modo que implique na circulação de bens e serviços e que tenha por finalidade o lucro.
Esse profissional atua como um importante aliado da empresa para a qual ele trabalha, representando a ponte entre ela e seus clientes. As funções de um agente comercial vão muito além do que vender os produtos e serviços de uma marca.
De forma simplificada, a área comercial é responsável pelo processo de relacionamento com os clientes da prospecção até o pós-venda. As atividades do setor são de suma importância, pois possibilitam a expansão dos negócios da empresa e o fortalecimento do relacionamento com os clientes.
OS 6 SEGREDOS DOS NOMES DE LOJAS E EMPRESAS CRIATIVAS
Qual a profissão de quem trabalha com vendas?
O vendedor é o profissional encarregado de oferecer orientações e informações sobre produtos ou serviços de uma empresa. Ele realiza atendimento personalizado aos clientes, conduz negociações e esclarece dúvidas. Ele pode atuar tanto de forma presencial quanto online.
A área comercial da empresa é responsável por conectar as necessidades dos consumidores aos produtos e serviços oferecidos, guiando cada um deles pela jornada de compra ideal. Mais do que vender, a área comercial deve influenciar a decisão de compra do cliente, garantir sua satisfação e criar um relacionamento sólido.
As 12 principais funções da área comercial são: inteligência comercial, prospecção, vendedor, assistente, consultor, pós-vendas, atendimento ao cliente, supervisor, coordenador, gerente, diretor e sales ops.
Como é chamado o profissional formado em Gestão Comercial?
O gestor comercial é o profissional responsável por promulgar ações que alavanquem as vendas de uma empresa, por meio do planejamento, execução e supervisão de estratégias comerciais.
Já sabemos que o representante comercial é o “ator” que vende bens ou serviços em nome de uma empresa. Além de manter um bom relacionamento com os clientes, o profissional também tem a responsabilidade de atuar na manutenção da boa imagem da empresa.
É o responsável por guiar e apoiar os clientes ao longo do funil de vendas até a negociação de compra e venda. A busca pelo conhecimento é constante para que isso se reverta em mais vendas e, consequentemente, maior salário (base fixa + variável).
O setor comercial é o elo direto entre o produto ou serviço de uma empresa e seus clientes. No entanto, essa relação envolve muito mais do que simplesmente vender o produto ou serviço, mas construir relacionamentos com seus clientes.
Quais são as funções do departamento comercial? As funções do departamento comercial são diversas, mas elas podem ser resumidas em três atividades principais: construção do processo de vendas, entendimento das dores e comportamento dos clientes e garantia de uma boa jornada de compra.