Ângulo côncavo é a abertura maior que 180° e menor que 360°. Já o ângulo completo ou ângulo de uma volta faz uma volta completa, ou seja, possui abertura de 360°. O ângulo nulo, por sua vez, não possui abertura, ou seja, tem 0°.
ÂNGULOS - DEFINIÇÃO E TIPOS DE ÂNGULOS | RETO, NULO, AGUDO, ABTUSO… \ Prof. Gis/
Qual é o nome do ângulo de 270 graus?
Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Em todos os casos o ponto O é o vértice do ângulo. Em seguida atribui-se medida ao ângulo. Define-se então o grau sexagesimal, atribuindo-se ao ângulo raso 180 graus, ao ângulo nulo, 0 graus e ao ângulo de uma volta 360°. Ângulos convexos apresentam medidas menores do que 180 graus.
Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas.
O ângulo que mede 180° é chamado de ângulo raso ou de meia volta. Os ângulos têm classificações quanto a sua medida de abertura. Se um ângulo mede 0°, é um ângulo nulo. Se um ângulo tem abertura menor que 90°, é um ângulo agudo.
Um ângulo é obtuso se ele medir mais que 90º. Um ângulo é raso se ele medir exatamente 180°. Dois ângulos são congruentes se eles tiverem as mesmas medidas. Dois ângulos são complementares se a soma deles for igual a 90º.
Um ângulo é uma região delimitada por duas semi-retas com origem comum. Um ângulo pode ser nulo, agudo ou obtuso dependendo da medida de sua abertura em graus ou radianos. Existem diferentes tipos de ângulos como complementares, suplementares e replementares com base nas relações entre as medidas de seus ângulos.