Em meios de broadcast e redes multiacesso sem broadcast, um roteador fica cheio somente com o roteador designado (DR) e o roteador designado de backup (BDR); ele permanece no estado bidirecional com todos os outros vizinhos.
O DR é responsável por coletar e distribuir os LSAs enviados e recebidos. O DR usa o endereço IPv4 multicast 224.0.0.5 que se destina a todos os roteadores OSPF. Um BDR também é eleito caso o DR falhe. O BDR escuta passivamente e mantém um relacionamento com todos os roteadores.
O que é um Protocolo OSPF? Como dissemos anteriormente, o protocolo OSPF é um protocolo de roteamento no modelo dinâmico. De forma geral, podemos compará-lo com um GPS que observa as rotas para se chegar a um determinado destino e opta por aquela que será concluída em menor tempo ou sem trânsito.
Qual o nome dado aos pequenos pacotes de atualizações usados pelo protocolo OSPF?
Os tipos de pacotes OSPF são: Hello, Database Description, Link State Request, Link State Update, Link State Acknowledgement. Os pacotes Hello são utilizados para descobrir e manter relacionamentos de adjacência e para eleição de Designated Routers em redes multi-acesso.
Qual o algoritmo utilizado pelo OSPF para encontrar o melhor caminho?
O protocolo OSPF utiliza um algoritmo conhecido como algoritmo Dijkstra, nomeado em homenagem ao cientista que o desenvolveu, Edsger Dijkstra, para realizar análises críticas. O principal objetivo desse algoritmo é criar e manter um banco de dados central ou local que recebe mensagens de todos os roteadores envolvidos.
BGP: Atualização parcial da tabela de rotas e mensagens de keepalive. OSPF: Propagação de informações na inicialização e depois de mudanças na rede para todos os roteadores.
É aqui que encontra-se a principal diferença entre RIP e OSPF. Ao contrário do protocolo RIP (Routing Information Protocol), que adota o algoritmo vetor-distância (distance vector), o protocolo OSPF baseia-se no algoritmo estado de enlace (link-state) para propagar e processar as informações de roteamento.
O OSPF usa um algoritmo SPF para criar e calcular o caminho mais curto para todos os destinos. O caminho mais curto é calculado com o algoritmo Dijkstra.
O Border Gateway Protocol (BGP) é um protocolo de roteamento para a internet. Assim como o correio processa correspondências, o BGP escolhe as rotas mais eficientes para fornecer o tráfego da internet.
IP: O protocolo da internet (IP) especifica a origem e o destino de cada pacote de dados. ...
BGP: O protocolo de roteamento Border Gateway Protocol (BGP) é usado para anunciar quais redes controlam quais endereços de IP e quais redes se conectam entre si.
O protocolo RIP evita que loops façam contagens indefinidas aplicando um limite ao número de hops permitidos no caminho entre a origem e o destino; o número máximo de hops permitidos em um caminho é 15.
Qual é a métrica usada pelo OSPF para determinar o melhor caminho?
O OSPF usa a métrica aCost, que está relacionada à largura de banda. Se houver caminhos de custo iguais (a mesma largura de banda em ambos os multilinks), o OSPF instalará as duas rotas na tabela de roteamento.
OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica.
Hoje vou explicar um pouco sobre esse protocolo chamado BFD ( Bidirectional Foward Detect ), baseando-se na RFC 5880. BFD é um protocolo de rede usado para detectar falhas entre dois equipamentos que estão conectados por um link.
Qual estrutura de dados OSPF é idêntica em todos os roteadores OSPF que compartilham a mesma área?
Este banco de dados representa a topologia da rede. Todos os roteadores em uma área têm LSDB idêntico. Pode ser visualizado usando o comando show ip ospf database. Lista de rotas geradas quando um algoritmo é executado no banco de dados link-state.
MPLS (Multiprotocol Label Switching, ou “Comutação de Rótulos Multiprotocolo”) é uma tecnologia de rede usada, em geral, por empresas a fim de conectar suas unidades remotas, ou por provedores de internet para a segmentação de tráfego de layer 2 e layer 3 dentro de diferentes locatários.
O EIGRP é um protocolo avançado de vetor de distância, que se baseia no DUAL (Diffused Update Algorithm) para calcular o caminho mais curto até um destino dentro de uma rede.
Para os iniciantes na área, é importante compreender que o protocolo BGP, embora seja um dos mais complexos, é também um dos mais importantes, sendo responsável por garantir a troca de informações entre roteadores, avaliando a melhor rota e, também, a mais eficiente.
Em um mapa, os nós são os pontos de origem e destino de uma rota, enquanto as arestas são as rotas possíveis. Para o Waze descobrir qual o melhor caminho, ele atribui pesos a cada uma das rotas, tendo como base informações recebidas em tempo real, tanto dos usuários quanto dos órgãos de trânsito e outras fontes.
Qual é a desvantagem do OSPF em comparação ao RIP?
A sumarização de rota do OSPF também tem algumas desvantagens em comparação com a sumarização de rota RIP. Primeiro, a sumarização de rotas OSPF requer mais planejamento e design do que a sumarização de rotas RIP, pois envolve a definição das áreas de rede, dos roteadores de borda e das rotas de resumo.
O RIP (Routing Information Protocol) é um padrão para troca de informações entre os gateways e hosts de roteamento. Atualmente existem muitos protocolos de roteamento utilizados para toda a rede. A rede mundial de computadores é organizada como um conjunto de "sistemas autônomos".
Os algoritmos de roteamento são programas de software que implementam diferentes protocolos de roteamento. Funcionam atribuindo um número de custo a cada link, e o número de custo é calculado usando várias métricas de rede. Cada roteador tenta encaminhar o pacote de dados ao próximo melhor link com o menor custo.
O que é BGP? Se você alguma vez pesquisou o nome na Wikipédia, encontrará o seguinte: “O Border Gateway Protocol (BGP) é um protocolo de gateway externo padronizado projetado para trocar informações de roteamento e acessibilidade entre sistemas autônomos (AS) na Internet.