É típica do nordeste do Brasil e de diversas outras regiões da América Latina, onde recebe diferentes nomes como: panela (Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala), piloncillo (México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia, Peru e Chile), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica).
O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.
surgiu ainda no século XVI como substituta do açúcar, nas longas viagens realizadas na época, por ser menos perecível e mais prática para se transportar.
A nossa RAPADURA PURA traz um sabor único e que pode ser utilizada para a substituição do açúcar ou consumida direto em lascas, podendo ser servida como sobremesa ou como adoçante para um cafezinho.
Como um substantivo, a palavra sweet doce no singular e sweets doces no plural, é usada para falar de doces como bolos, balas, goma de mascar, chocolate, etc. Desta maneira, ela é mais comum no inglês britânico. No inglês americano, uma palavra mais comum para esses tipos de doce seria candy.
Via de regra, o café da manhã inglês completo é um prato forrado com ovos, bacon, torradas, tomates e cogumelos assados, salsichas, chouriço e Feijão cozido. Para beber, costuma-se servir café, leite, chá e suco de laranja.
Acredita-se que a rapadura surgiu nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, lá pelo século XVI. Foi apenas no ano de 1532 que ela chegou ao Brasil, em pleno século XVII, ainda sem a intenção de ser produzida para fins comerciais. Na verdade, a rapadura era um produto usado para alimentar os escravizados.
Os benefícios do consumo moderado de rapadura para a saúde são: Aumentar a energia durante o treino, por ser rica em carboidratos de fácil absorção; Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, devido à presença de cálcio, magnésio, potássio e ferro; Prevenir as cãibras, por conter cálcio, potássio e fósforo.
A cidade de Pindoretama entra novamente para o RankBrasil Recordes Brasileiros com uma conquista doce e impressionante: a MAIOR RAPADURA DO MUNDO, pesando 9.820 kg e medindo 4.16m de comprimento, 2.10m de largura e 0.90cm de altura.