Alguns dos ovos são em formato espiral com uma casca grossa e resistente aos predadores, outros são pequenas bolsas do tamanho da palma de uma mão, também conhecidos como "bolsa de sereia". Os ovos ficam escondidos em lugares seguros, como rochas ou algas, longe de perigos e espécies dominantes.
Nos tubarões ovíparos os ovos apresentam cascas grossas, formato retangular e resistentes a predadores. Estes ovos são presos em rochas ou algas e incubados dias ou semanas depois, e os filhotes sobrevivem por conta própria.
A depender da espécie de tubarão estudada, podemos encontrar tubarões ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos. Os ovíparos são aqueles que botam ovos, enquanto os ovovivíparos retêm os ovos no oviduto. Já as espécies vivíparas são aquelas que o filhote desenvolve-se no interior do útero.
Segundo a ONG WWF, um exemplo é o tubarão-bambu–de-faixa-marrom (Chiloscyllium punctatum). A espécie, que atinge pouco menos de 1 metro de comprimento, habita recifes de coral costeiros e fundos arenosos, e é ovípara, ou seja, as fêmeas maduras botam ovos.
PROJETO TAMAR: Ovos do Tubarão-Pintado. Assista as etapas da incubação.
Como são os ovos do tubarão?
Alguns dos ovos são em formato espiral com uma casca grossa e resistente aos predadores, outros são pequenas bolsas do tamanho da palma de uma mão, também conhecidos como "bolsa de sereia". Os ovos ficam escondidos em lugares seguros, como rochas ou algas, longe de perigos e espécies dominantes.
O tubarão-baleia detém muitos recordes de tamanho no reino animal, sendo de longe o maior vertebrado não mamífero vivo. É o único membro do gênero Rhincodon e o único membro existente da família dos rincodontídeos (Rhincodontidae), que pertence à subclasse dos elasmobrânquios (Elasmobranchii) na classe Chondrichthyes.
Diferentemente das mulheres, que carregam seus bebês na barriga por cerca de 40 semanas, acredita-se que as fêmeas de tubarão-branco tenham uma gestação de cerca de 18 meses.
Como dá pra imaginar pelo tamanho, a mãe dá a luz apenas a, no máximo, dois filhotes por gestação, mas pode ficar grávida de mais filhotes e de pais diferentes. Até 12 fetos podem começar a 'jornada'.
Os tubarões vivíparos dão à luz a vida jovem. Os ovos dos tubarões vivíparos são fertilizados dentro do corpo da fêmea e são nutridos por uma placenta, semelhante aos fetos de mamíferos. Exemplos incluem tubarões-touro, tubarões-galhas-brancas e tubarões-martelo, entre outros.
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
Esse indivíduo reproduziu-se assexuadamente por partenogênese. Os tubarões podem apresentar gestação com mais de um filhote, sendo observado em alguns casos a morte de um filhote por outro ainda dentro do útero.
O filhote era completamente branco e, conforme nadava, soltava partes de uma camada branca do seu corpo - o que significa que era um tubarão branco recém-nascido, se desfazendo de uma camada embrionária após sair do ventre da mãe. É muito difícil imaginar um predador tão gigantesco como um pequeno bebê recém-nascido.
“Os tubarões-brancos normalmente têm entre 8 e 12 filhotes por vez, então onde estão todos os outros”, disse Naylor, que não esteve envolvido no estudo, por e-mail.
Eles gestam seus filhotes no útero. Uma tubarão grávida carrega até 16 embriões, cada um deles nutrido por um cordão umbilical, assim como acontece com os embriões humanos. Em seguida, a mãe dá à luz filhotes vivos, e esses bebês são autossuficientes, com dentes e mandíbulas, prontos para sobreviver por conta própria.
A gestação de um tubarão pode demorar de 12 a até 42 meses, ou seja, quase 4 anos. O tubarão-cobra é uma das espécies que levam mais tempo para gestar seus filhotes, atingindo a maior marca de tempo 🦈
Alguns sendo ovíparos, onde as mães liberam ovos, como os tubarões-bambu; outros sendo vivíparos, com placentas e cordões umbilicais, parecido com a gente, como os tubarões-martelo e outros até mesmo apresentando a ovoviviparidade, onde a mãe produz o ovo, mas mantém no abdome em lugar de liberá-lo no ambiente, como o ...
Alguns tubarões dão à luz filhotes vivos e outros são ovíparos, o que significa que põem ovos. As mães dos tubarões-chifre da Califórnia colocam essas caixas de ovos em forma de saca-rolhas. Quando sai, é muito flexível, mas endurece com o tempo.
A expectativa de vida de um tubarão varia de acordo com a espécie. A maioria vive entre 20 e 30 anos. O cação espinhoso, Squalus acanthias, tem o maior tempo útil de vida conhecido, podendo chegar até mais de 100 anos. Os Tubarões-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
Sua gestação de três anos e dois meses é superior à da elefanta asiática, de 22 meses, comumente citada como a espécie com a gestação de maior duração do mundo animal.
A visão dos tubarões tem um alcance de dois a três metros de distância e seu ouvido, além de ser responsável pelo equilíbrio, é capaz de sentir as vibrações de um peixe a se debater até a 600 metros de distância. O tubarão-branco, por exemplo, pode até mesmo enxergar fora da água.
O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta. A tromba é seu principal instrumento e pode levantar cerca de 350 kg com facilidade. Além disso, com seus troncos poderosos, eles podem carregar até 9 toneladas nas costas e derrubar árvores.