Os pontos internos compreendem os que aproximam os músculos retos abdominais e os que fecham a camada gordurosa e pele. Com relação aos que aproximam os músculos, estes são feitos com fios que não são absorvidos e servem somente para diminuir o espaço entre os músculos.
A plástica abdominal envolve pontos. Hoje em dia estes pontos são dados com fios absorvíveis que não sao retirados, o uso da cola e opcional e traz grandes benefícios ao paciente como melhora da qualidade da cicatriz e não é necessário curativos mas aumenta o preço final da cirurgia.
Quantos dias para secar os pontos da abdominoplastia?
A retirada dos pontos poderá ser iniciada em torno do 5º dia, devendo ser feita de maneira seletiva, nos dias que se seguem. Raramente a retirada total passa de 2 semanas. Em muitos casos a cicatriz horizontal pode ser realizada somente com pontos internos e pode ser complementada com colas.
O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.
Faz um corte em forma de semicírculo logo acima dos pêlos pubianos até a linha do umbigo. Queima a gordura do abdômen. Costura os músculos reto-abdominais para formar uma espécie de cinta abdominal interna.
O procedimento de abdominoplastia deixa uma cicatriz que percorre horizontalmente a parte inferior do abdômen, de quadril a quadril. A cicatriz está localizada abaixo do umbigo e acima da região pubiana. O comprimento da cicatriz depende do tipo de abdominoplastia.
Quanto tempo leva para colar à pele de uma abdominoplastia?
Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.
São nestes pontos que a tensão da sutura – ou seja, a 'força' – devem ser colocadas. Estes pontos são realizados nas camadas internas da pele (gordura, derme, músculo, etc), geralmente com fios de sutura absorvíveis, que duram de 3 a 6 meses sem a necessidade de remoção.
O que são e por que aparecem pontos expulsos no organismo
Em geral, esses pontos aparecem quando nós, cirurgiões, utilizamos fios inabsorvíveis (que o corpo não absorve). Em geral, em alguns locais do corpo, nos quais existe maior tensão entre os tecidos, é utilizado um fio de mononylon.
Quanto tempo a barriga fica dolorida depois da abdominoplastia?
Isso é normal acontecer nesse período de 6 meses, drenagem linfática pode ajudar melhorar os sintomas. Em caso de persistência oriento procurar seu medico para melhor investigação. Esta cicatrizando, isso é normal. Geralmente ocorre quando estica o corpo e perdura por 12 meses.
O que passar na cicatriz depois de tirar os pontos?
Assim que remover os pontos, limpe suavemente a sua cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que esta for exposta a um ambiente sujo ou com pó. Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave.
Se sentir mais confortável pode reclinar um pouco o banco. No abdome, presença de “repuxados” na pele (tipo “botão de sofá”) desaparecerão no máximo em 3 meses. São devidos a pontos internos com fio absorvível que leva em torno de 60 dias para desaparecer.
Como saber se o resultado da abdominoplastia ficou bom?
Geralmente, depois de seis meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço. Neste período ela começa a clarear e ficar com um aspecto mais natural.
É comum sentir leves desconfortos neste período, alguns pacientes relatam desconforto até mais de um ano após a cirurgia. Mas se as dores estiverem aumentando e você notar alguma alteração de cor e volume na região, avise ao seu médico.
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Alguns exemplos comuns de cores para fios de sutura absorvíveis são violeta, verde, marrom, incolor ou até mesmo um tom natural do material usado. Essas cores ajudam na identificação e na distinção dos tipos de fios utilizados durante a cirurgia.
Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo. Períodos mais tardios apresentam retração de pele (discreto “repuxamento” da pele), associado a prurido (coceira), fisgadas e pontadas. Todos esses sintomas são sinais de cicatrização normal.
Depende do que você chama de pontos internos. algumas sutura interna são realizadas com fio absorvível e outras com fios não absorvível , se os pontos não aparecerem na pele externa ( não são vistos ) , não há o que se preocupar .
Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.
Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Ou seja, qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos que, uma vez abertos, não podem ser fechados novamente pelo cirurgião.
Quantos dias tem que ficar com o curativo do ponto?
Nos casos em que o curativo foi feito com esparadrapo comum, micropore ou transpore, costumo orientar manter o curativo por 3 dias e após esse período, caso a ferida esteja seca, manter descoberta; lavar a cicatriz no banho com água e sabonete neutro e aplicar álcool 70% ao redor.
Em uma lipoabdominoplastia, a perda de peso varia, mas geralmente os pacientes podem esperar perder entre 1 a 5 quilos. Este número depende do volume de tecido adiposo e pele removidos durante o procedimento.
No entanto, o tempo médio recomendado para uso da cinta pós abdominoplastia é de 24 horas por dia entre 2 e 3 meses após a cirurgia. Com mais tempo de recuperação, é possível reduzir o uso para 12 horas diárias, sempre com a redução gradual e acompanhamento médico.
O processo de cicatrização da abdominoplastia tem três fases: imediata (até o 30o. dia), período mediato (12 meses) e período tardio (entre 12 e 18 meses). Assim, os cuidados da paciente no pós-operatório serão fundamentais para tentar ficar com uma cicatriz abdominoplastia perfeita no futuro.