Existem cinco etapas importantes para a realização do Transplante.
- 1º Etapa: Fase Pré-TMO: ...
- 2º Etapa: O Dia Do Transplante: Infusão da Medula Óssea (D Zero) ...
- 3º Etapa: Período Pós-Transplante. ...
- 4º Etapa: “Pega Medular” ou recuperação da medula óssea e prevenção da rejeição. ...
- 5º Etapa: Cuidados Após Alta.
Como é realizado o TMO?
Primeiro, vale ressaltar que o TMO não é uma cirurgia, e sim uma transfusão de células feita com o auxílio de um cateter. Para garantir que alguém esteja apto a receber o transplante, uma equipe médica multidisciplinar faz uma avaliação da condição clínica por meio de uma série de exames de check-up do corpo inteiro.Como a pessoa se sente após transplante de medula óssea?
No primeiro ano após o TMO, o corpo fica mais vulnerável a infecções. Evite contato com portadores de doenças contagiosas, plantas e animais. Germes encontrados em piscinas, lagos e praias podem transmitir infecções e devem ser evitados por, pelo menos, um ano após o tratamento.Quanto tempo demora para fazer uma cirurgia de transplante de medula?
O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. O procedimento é rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas.Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?
Apesar disso, a taxa de sobrevida no Pequeno Príncipe é entre 80% e 90% dos casos, dependendo da doença e do transplante”, pontua a médica. O procedimento envolve várias etapas, entre elas a passagem de um cateter, que fica cem dias com o paciente e é por onde as células tronco saudáveis são transplantadas.COMO é FEITO o TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA?
Quem faz transplante de medula fica curado?
É importante saber que o tempo de recuperação é variável, cada caso é um caso. Dependendo do tipo de transplante e da fonte de célula, o prazo para recuperação pode ser modificado. Existem também medulas mais 'preguiçosas' e outras mais precoces.Quais são os riscos de um transplante de medula óssea?
Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova 'memória' e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.Como é a recuperação de um transplantado de medula?
Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.Como é a vida do paciente após o transplante?
No caso dos transplantes, na maioria dos casos o paciente volta a ter uma vida normal, mas terá responsabilidades a cumprir para o resto da vida. Os primeiros dias após o transplante são os mais importantes, por causa da adaptação do organismo ao novo órgão.Como é a quimioterapia para transplante de medula?
Todos utilizam altas doses de quimioterapia, muitas vezes junto com a radioterapia, para destruir as células cancerígenas. Essas altas doses também podem destruir as células-tronco que o paciente ainda possa ter e fazer com que a medula óssea pare de produzir células sanguíneas por um período de tempo.São considerados sinais de alerta após o transplante de medula?
Febre, problemas com o cateter, mudanças no aspecto das fezes e da urina, alterações na pele, tosse, falta de ar, mal estar, dificuldades para tomar a medicação e qualquer tipo de dor são considerados sinais de alerta nestes primeiros meses e devem ser observados com atenção.Quais são os sintomas de rejeição de um transplante?
A rejeição aguda ocorre logo após o transplante e causa sintomas que podem incluir febre, calafrios, náusea, fadiga e mudanças bruscas na pressão arterial. A rejeição crônica geralmente ocorre mais tarde e pode causar danos contínuos de baixo nível ao órgão doado.Quem faz transplante de medula tem que tomar todas as vacinas?
Pacientes submetidos ao transplante de medula óssea devem tomar novamente todas as vacinas que já tinham recebido ao longo da vida. A medida permitirá que o sistema imunológico reaprenda a combater vírus e bactérias que até a realização do procedimento eram reconhecidos e neutralizados pelo organismo.Quais são os tipos de TMO?
Existem dois tipos principais de transplante de medula: autólogo e alogênico. No transplante autólogo, as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada, e, então, são armazenadas para posterior uso.Quais hospitais fazem transplante de medula óssea no Brasil?
Centros de Transplante não Aparentados
- Centro-Oeste. Brasília – Distrito Federal. Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. ...
- Nordeste. Ceará – Fortaleza. Hospital Universitário Walter Cantídeo. ...
- Sudeste. Minas Gerais – Belo Horizonte. Hospital das Clínicas – UFMG. ...
- Sul. Paraná – Curitiba.
Por que o paciente foi colocado em isolamento protetor após o transplante?
É importante minimizar a exposição a bactérias, vírus e fungos, pois mesmo um pequeno número de microrganismos (que entramos em contato diariamente) pode causar uma infecção grave. Pacientes submetidos a transplante alogênico são frequentemente colocados em isolamento protetor em um quarto privado.Quanto tempo fica no hospital depois do transplante?
O PÓS-TRANSPLANTEO tempo médio de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de três a dez dias, dependendo da evolução do quadro clínico do paciente.