O tecido de viscose é muito suave ao tato e tem frequentemente o aspeto da seda e o toque do algodão. Quimicamente, a viscose assemelha-se ao algodão, mas também pode assumir muitas qualidades diferentes, dependendo do seu fabrico.
Qual a textura do tecido viscose? Como vimos anteriormente, a viscose é muito versátil em termos de textura. Ela pode ser lisa, creponada, canelada e até mesmo felpuda. A textura da viscose é frequentemente influenciada pelo processo de produção, que pode ser controlado para criar diferentes efeitos.
A principal característica desse tecido é a sua leveza. A viscose é um tecido leve e com muito movimento. Tem um ótimo caimento no corpo e favorece todos os tipos de curva. O seu material é ótimo na retenção de umidade e, também, favorece a troca de calor com o meio.
Viscose: diferentemente do algodão, a viscose é uma fibra artificial, mas, mesmo assim, tem como base a celulose. Os tecidos que têm viscose na sua composição, costumam ser mais leves e frescos, ajudando a absorver o suor dos dias quentes de verão.
A Viscose é o tecido mais usado no verão para a confecção de roupas casuais por ser leve, fresquinha e com um bom caimento. Não se trata de um tecido transparente, porém por ser fino, necessita de forro. As estampas são sempre tendência e deixam as peças mais charmosas.
Tecidos de Viscose: Conheça os Benefícios e as principais Roupas que você pode Costurar com Viscose
O que esquenta mais viscose ou algodão?
A viscose é líder quando se trata de conforto térmico. No entanto, você não consegue encontrar peças de roupas feitas exclusivamente com esse material, pois sempre terá outros materiais em sua composição. Ao contrário do algodão que pode ser encontrado com posição em até 100% em roupas.
Por vezes, a viscose pode ser confundida com o linho, já que ambos tecidos possuem características muito similares. Porém, o grande diferencial do primeiro é que possui maior elasticidade, tendo as fibras mais regulares que sua versão orgânica, consequentemente garantindo maior durabilidade da peça.
Sob a luz, a linha de viscose obtém um brilho subtil, encantador e sedoso. A linha de poliéster possui um brilho forte e mais direto. Caso pretenda proporcionar aos desenhos profundidade e multidimensionalidade, ou se desejar criar efeitos brilhantes, as linhas de viscose serão a melhor opção.
O Poliéster é um tecido impermeável, que repele a água, mas não necessariamente absorve o suor. Assim, a transpiração acumula na peça até um ponto em que a impermeabilidade deixa de funcionar. Dessa forma, você fica com a sensação mais intensa de pele molhada — o que causa muito desconforto.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
A viscose é também um material hipoalergénico e altamente respirável, capaz de manter a frescura em tempo quente e também útil para fornecer um nível básico de isolamento em temperaturas frias; não retém o calor e afasta muito bem a água e o suor, tornando-o ideal para t-shirts e vestuário desportivo.
Qualidade do acabamento: É importante verificar se as costuras e bainhas do tecido estão bem feitas e não apresentam falhas ou fios soltos. Sensação ao toque: O tecido viscose deve ser macio e sedoso ao toque. Se ele parecer áspero ou grosseiro, isso pode indicar uma qualidade inferior.
Sobre encolhimento: ao escolher sua peça, observe que a viscose é um tecido que pode apresentar um encolhimento natural encolher no comprimento após a primeira lavagem (cerca de 3cm), devido à absorção de água pelas suas fibras.
A Viscose é uma fibra artificial muito utilizada para confeccionar roupas do dia a dia, peças para exercícios, pijamas e roupas de cama. Apesar de ser artificial, parte da sua matéria prima é natural, trata-se da celulose extraída de árvores, que por sua vez é misturada a componentes químicos.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
Opte por roupas feitas de tecidos naturais, como o algodão. Esses tecidos permitem a circulação do ar e ajudam a evaporar o suor, mantendo você mais fresco e seco.
Viscose é um tecido leve, fresco, confortável, com bom caimento e toque de seda. Muito utilizado na confecção de roupa feminina (camisas, vestidos, saias...) A viscose é uma fibra de celulose artificial de baixo custo e alta tingibilidade que aceita a maioria das cores e não requer lavagens longas.
Quando for comprar novas roupas, prefira, também, tecidos mais naturais, como aqueles feitos em algodão, seda ou lã. Isso porque, de acordo com um estudo da Applied and Environmental Microbiology, peças sintéticas são mais propensas ao crescimento e proliferação de bactérias Micrococcus – as responsáveis pelo mau odor.
A viscose é um tipo de tecido produzido a partir da celulose de madeira ou de outras fontes naturais, como o bambu e o eucalipto. Esse tecido é conhecido por sua textura macia, leveza e ótimo caimento. A viscose é uma ótima alternativa à seda, pois possui uma aparência similar, mas com um preço mais acessível.
Liocel é um tecido bem parecido com a viscose sarjada, é ótimo para blusas, camisas, vestidos, saias e até calças. O melhor de tudo é que ele é confeccionado a partir de uma fibra natural ❤️ 🌳Ele é naturalmente biodegradáveis.
Os de viscose e algodão são mais frescos e poliéster e acrílico mais quentes. Então resumindo: quando o tecido for de fibras naturais como algodão, ou artificiais, como a viscose, será mais fresco, e permite a respirabilidade da pele.
Uma de suas características principais para identificar com facilidade é a leveza. No caso da viscose, a composição desse tecido é artificial e pode ser feita com caroço de algodão ou polpa de madeira.
Sendo assim, tecidos nobres geralmente são produzidos a partir de matérias-primas de alta qualidade, como, por exemplo, seda, linho, cashmere, alpaca, entre outros. Eles são cuidadosamente confeccionados com atenção aos detalhes e têm uma aparência luxuosa e exclusiva.