Ovos (ootecas) É uma “cápsula” de cor marrom, que contém cerca de 30 ovos. Medem aproximadamente 7mm. São muito resistentes e por isso, podem sobreviver a condições severas. A fêmea carrega a ooteca que fica colada ao seu abdômen por cerca de dois dias.
Um dos sinais de que ambientes podem estar infestados com baratas é a presença de fezes, esqueletos ou cascas de ninfas e ootecas vazias. Os ovos das baratas podem ser reconhecidos por sua coloração marrom e seu tamanho diminuto, parecido com um feijão.
Outra possibilidade são os inseticidas reguladores de crescimento de insetos. Esse produto ajuda a controlar a infestação, não só de baratas. A substância é eficaz para eliminar casulos e ovos desses insetos, tornando-os incapazes de crescer e reduzindo a população.
As baratas colocam os seus ovos em uma cápsula chamada ooteca. Essa ooteca pode ser carregada pela fêmea até próximo à eclosão dos ovos (Blatella germanica) ou depositada em local apropriado, normalmente frestas, fendas, gavetas ou atrás de móveis (Periplaneta americana).
Com formato diminuto e coloração marrom, os ovos de baratas são colocados pelas fêmeas em ootecas, pequenas bolsas que carregam os filhotes desse inseto.
Assim que os ovos eclodem, os filhotes de barata, chamados de ninfas (também conhecidas como larva de barata), emergem prontos para buscar abrigo e se alimentar. Nesse estágio inicial, as “larvas de barata” são pequenas e brancas, sem asas e ainda não possuem a coloração característica das baratas adultas.
Os ovos eclodirão entre 2-7 semanas, dependendo da espécie de barata, e ninfas irão surgir. Para as ninfas virarem adultas leva de 2 a 18 meses, dependendo da espécie e temperatura do ambiente. A partir daí estão prontas para acasalar e produzir ovos.
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas.
Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários locais da casa. As baratas serão atraídas pelo açúcar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.
Se você identificar ovos de barata ou outros sinais de infestação, é importante agir rapidamente para controlar o problema. Além das medidas preventivas e de limpeza, você pode precisar usar iscas, armadilhas ou, em casos graves, contratar um profissional para tratar a infestação de maneira mais eficaz.
E a boa notícia é que as baratas odeiam cheiro de louro. Sendo assim, compre folhas de louro na seção de temperos do supermercado ou em lojas especializadas. Chegando em casa, coloque as folhas de louro nos possíveis esconderijos das baratas, como ralos, cantinhos de armários, sapateiras e debaixo do fogão.
Os ovos de barata são conhecidos como ootecas e têm uma aparência característica. São pequenas cápsulas em formato de saco, de cor marrom a marrom escuro.
Nesse caso, a Dedetização de Baratas é o serviço ideal contra os ovos. Esse tipo de trabalho é desenvolvido por uma empresa controladora de pragas urbanas que age com atenção em todo o ambiente.
A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.
O gel baratol faz o serviço pra você ! Onde estão as gotas de gel, as baratas se alimentam do produto, e levam o veneno ao ninho, que por sua vez, contaminam as outras do ninho !
Você pode fazer uma armadilha usando garrafa pet e borra de café, ou preparar uma mistura com água, açúcar e bicarbonato de sódio para eliminar as baratas. Óleo de lavanda, alecrim e eucalipto, louro ou pepino também são ingredientes naturais ótimos para acabar com as baratas.
Esses são alguns sinais da existência de alguma infestação na sua residência: 👉🏼 Fezes: lugares úmidos e gordurosos, como a cozinha, podem apresentar fezes de barata, que são pequenas, escuras e apresentam aspecto seco. 👉🏼 Cheiro forte característico, muito desagradável, semelhante ao mofo.
À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.
As baratas odeiam o cheiro da folha de louro, que é tradicionalmente usada como tempero na culinária brasileira. Além do louro, outros extratos naturais mais comuns no uso como repelentes são: eucalipto, mamona, jambolão e extrato de neem (ou nim) indiano.
O cheiro do vinagre pode ajudar a repelir baratas. Pulverize Áreas Específicas: Pulverize directamente em fissuras, buracos, e outras áreas onde suspeite que as baratas entram ou se escondem em sua casa ou negócio. Embora não mate as baratas, pode dissuadi-las de entrar nessas áreas.
Para uma pergunta que pode gerar suposições um tanto complicadas, a resposta é simples: de modo geral, basta lavar com água e detergente as vasilhas e panelas onde baratas fincaram suas patinhas.
As baratas urbanas vivem próximas dos seres humanos por três motivos: água, alimento e abrigo, esclarece o especialista em estudos com baratas urbanas, Neliton Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O cocô de rato é geralmente maior que o de barata, varia de 0,6 a 2 cm de comprimento com uma forma cilíndrica e extremidades pontiagudas. Por outro lado, os excrementos de barata são muito menores, semelhantes a partículas de pó preto ou marrom, e podem se assemelhar a grãos de café ou pimenta-preta.