Como saber se é uma pinta ou câncer?
Para não haver dúvida, uma lesão indicativa de câncer tem algumas características marcantes como:
- Aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida e que sangra facilmente;
- Pinta preta ou castanha que muda de cor e textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Como identificar uma pinta perigosa?
O mais importante é a alteração na pigmentação: era castanha e ficou com as bordas pretas, adquiriu tripla coloração ou a cor se tornou irregular. Então, ela deve ser avaliada por um dermatologista.Que tipo de pinta devo me preocupar?
Procure um médico dermatologista se você observar que a pinta está crescendo, tornando-se assimétrica, com as bordas irregulares ou com alteração de cor (com diferentes tons de marrom, preto ou rosa).Qual a cor da mancha do câncer de pele?
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.Melanoma e câncer de pele: Quais os critérios clínicos para saber se uma pinta é melanoma?
Como saber se a mancha é maligna?
Qualquer alteração no tamanho, forma, cor ou elevação de uma mancha na pele, ou qualquer novo sintoma nela, como sangramento, coceira ou formação de crostas, pode ser um sinal de alerta de melanoma.Como é o início de câncer de pele?
O câncer de pele pode se manifestar como caroço, feridas pequenas que não cicatrizam, úlceras crônicas ou mesmo na forma de pequenas pintas escuras ou avermelhadas". Ele começa como pintas que podem ser de cores variadas e elevadas e apresentam variedade de bordas.Como é pinta maligna?
Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.Como é uma pinta normal?
Sinais de uma pinta “normal” incluem o seguinte: Cor uniforme — marrom, bronzeada ou preta. Formato redondo ou ovalado. Seja plana na pele ou elevada.É normal pinta ter relevo?
O visual da pinta saudável é bem variado: vai do marrom ao bege, pode ter relevo e pelos, mas não sofre modificações. As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno.Quando desconfiar de uma pinta?
Daniela Zanardi Caldart, médica dermatologista da MedCal, dá algumas dicas. “Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.Como saber se a pinta é benigna?
Uma pequena parte delas surgem ao longo da vida, especialmente na adolescência. Mesmo que não haja razões para se preocupar, é importante estar atento a essas pintas. Ademais, quando esses sinais são benignos, seguem um padrão: são pouco elevados, podem ter ou não pelos e não sofrem variações.É normal aparecer uma pinta do nada?
Em geral, as pintas surgem logo na infância, mas também podem aparecer na fase adulta. Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol.Qual é a cor do melanoma?
Cor: quando não é a mesma em toda a pinta, com diferentes tons de marrom e preto e, às vezes, de vermelho, azul ou branco também. Diâmetro de mais de 0,5 cm, embora médicos possam diagnosticar melanomas bem menores com um aparelho chamado dermatoscópio.Onde o melanoma costuma aparecer?
O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.Como o melanoma se inicia?
O melanoma maligno aparece na forma de manchas ou nódulos. Geralmente, aparece em cima de alguma pinta pré-existente, que tenha sinais característicos de malignidade. Pode também aparecer em qualquer lugar do corpo e ir aumentando de tamanho.É normal a pinta crescer?
E – EvoluçãoNem toda pinta é sinal de melanoma, mas é preciso ficar atento quanto à evolução desses sinais. Pintas que crescem rápido demais ou mudam de cor são consideradas suspeitas e precisam ser examinadas por um médico oncologista ou dermatologista.