Nesse caso, é preciso checar também o teste hidrostático que, assim como a validade, está colado no cilindro ou através do selo do INMETRO. As letras correspondem aos meses do ano (de Janeiro a Dezembro) e os números o final correspondente do ano. A marcação do círculo aponta o mês e ano da validade.
Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...
Além do risco de precisar do equipamento e ele não servir, circular com extintor vencido é infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do condutor, e retenção do veículo no local até regularização para ser liberado seguir viagem.
Em geral, os extintores de incêndio de água e pó químico são trocados anualmente, já os de gás carbônico (CO2) são trocados a cada 6 meses, considerando que o extintor de incêndio está em perfeito estado físico, ou seja, sem alterações físicas e estruturais que alterem seu funcionamento.
Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.
A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado. Nesse caso, é preciso checar também o teste hidrostático que, assim como a validade, está colado no cilindro ou através do selo do INMETRO.
Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado. O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.
→ Mensalmente: verificar se o extintor está carregado, checando a pressão do indicador de (para os extintores com pressão direta) ou o nível do agente, retirando-se a tampa dos extintores de pressão indireta.
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Além disso, há marcação do ano no fundo do extintor, em baixo relevo. E a data de fabricação aparece junto ao medidor. No extintor adulterado, segundo a Associação dos Detrans, há sinais de raspagem e adesivos são colocados por cima.
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.
Verifique regularmente o indicador de pressão na parte superior do cilindro. Se estiver na zona verde, está tudo certo. Se estiver na área vermelha, o extintor está despressurizado e precisa de correção.
Para exemplificar melhor, segue os anos e as respectivas cores regulamentadas pelo INMETRO de acordo com a portaria n°412 de 24 de outubro de 2011: 2012: Amarelo. 2013: Verde. 2014: Branco.
Quando deve ser feita a manutenção dos extintores?
Essa manutenção é obrigatória e deve ser realizada a cada 12 meses, por uma empresa competente e registrada no INMETRO. É feita a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. Em seguida, é realizada a inspeção visual das peças e da parte interna do extintor.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.
No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente.
Por meio da marcação feita no selo, portanto, é possível verificar se o equipamento está dentro do prazo de validade ou se precisa ser substituído. Assim, dá para saber quando trocar o extintor de incêndio sem grandes dificuldades.
ONDE ENCONTRO A VALIDADE DO EXTINTOR? Cada fabricante ou empresa de manutenção pode colocar o local da validade em um local diferente. Procure pela informação validade da carga, próxima manutenção 2º nível ou similar. Os extintores não possuem dia de vencimento, mas sim mês.
Se o ponteiro de pressão do seu extintor estiver apontado para a faixa verde, ele indica que o equipamento está cheio. Lembre-se, sempre: a prevenção pode salvar vidas!
Para saber se o extintor esta carregado o indicador do manômetro deve estar na posição verde, caso esteja no vermelho deve-se recarregar o extintor imediatamente. Fazemos recarga, manutenção de extintores, venda de extintores.