Mesmo quando falam de eles é mais comum empregarem mum e dad. Em Portugal praticamente só se usa mãe e pai. Pouco se ouve mamã, mãezinha, papá, paizinho.
Rapariga é, em Portugal, feminino de rapaz = mulher jovem, moça. Fácil de ser compreendido, não é? No Brasil, fora do Nordeste/Norte, o termo quase não é usado, sendo que nestas duas regiões passou a significar prostituta, meretriz. Os portugueses usam o termo no seu sentido original .
Para falar ônibus em português de Portugal, você deve usar a palavra autocarro. O ponto de ônibus é a paragem de autocarro. Caso precise de um trem, você deve falar comboio.
Os autocarros — como são chamados os ônibus em Portugal — são equipados com ar-condicionado, wi-fi e geralmente são bem confortáveis. Além disso, costumam ser espaçosos, evitando lotação e, em algumas cidades, como Porto e Lisboa, eles são elétricos ou a gás, gerando menos poluição ao meio ambiente.
Dum lado, temos as saudações bom dia!, boa tarde!, boa noite!, do outro temos o nome dessas saudações: o bom-dia, a boa-tarde, a boa-noite´, sempre com hífen (ex.: `quando lhe digo bom dia! [dia bom!]
No Brasil, o aparelho que virou extensão do nosso corpo chama-se “telefone celular” ou, simplesmente, “celular”; em Portugal, atende pelo nome de “telemóvel”.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
No Brasil, bica é torneira. Em Portugal, trem é chamado de Comboio. No Brasil, comboio é um conjunto de veículos com escolta. Açougue, em Portugal, é chamado de Talho.
Em Portugal, a palavra mais comum para se referir a uma injeção é ""picada"". Portanto, se você precisar dizer que precisa tomar uma injeção em Portugal, basta dizer ""preciso de uma picada"".
Aproxime-se da sua mãe e diga que deseja conversar. Se estiver nervosa, faça algumas respirações profundas antes de começar. O início da conversa não precisa ser algo complicado — simplesmente diga que gostaria de conversar. Diga algo como: "Mãe, podemos conversar?" ou " Mãe, queria dizer uma coisa".